quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Já fiz intercâmbio na Irlanda e pretendo voltar. Posso?

Fiz intercâmbio na Irlanda, posso retornar como estudante? Documentação, visto, como renovar o visto em Dublin. Essa é uma das principais questões que recebemos aqui no E-Dublin. Portanto, hoje vamos explicar como funciona o processo de retorno à Irlanda após um tempo fora do país.

O primeiro ponto que vale ser destacado aqui é o fato de o INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service) não estipular um prazo máximo para retorno de estudantes estrangeiros. Dessa forma, se, por exemplo, você estudou na Irlanda e deixou o país por dois, três anos ou mais tempo, pode, sim, voltar como estudante.

Entretanto, se você está pensando em voltar, tenha em mente que o tempo pelo qual você permaneceu na Irlanda anteriormente com o visto de estudante continuará sendo considerado. Assim, somados os anos anteriores, o prazo máximo que você pode permanecer no país com o visto de estudante é 7 anos.

Já fiz intercâmbio na Irlanda por dois anos, posso voltar como estudante de idioma?

Já estudei na Irlanda, será que posso voltar? Reprodução: Morgan Mckinley

Já estudei na Irlanda, será que posso voltar? Reprodução: Morgan Mckinley

Não! Como destacamos acima, a sua trajetória como estudante na Irlanda consta nos arquivos da imigração.

Portanto, se você já passou dois anos no país como estudante de inglês (os primeiros oito meses e duas renovações de mais oito meses cada), que é o prazo máximo, a sua única opção para retornar é se matricular em um curso universitário.

Em 2015, houve uma mudança na Irlanda alterando o período de 12 meses para oito meses de permanência do visto de estudante de idiomas na Ilha. No caso de curso superior, o tempo continua 12 meses.

Portanto, se você fez dois anos de inglês na Irlanda, pode tirar seu visto para uma graduação e renová-lo por mais cinco vezes, sempre estando matriculado em uma faculdade, claro.

Leia também: Será que o passaporte europeu muda sua vida na Irlanda?

Visto — Preciso começar do zero?

Se você decidir retornar ao país depois de um grande intervalo, terá que começar do zero. Reprodução: Y-Axis

Se você decidir retornar ao país depois de um grande intervalo, terá que começar do zero. Reprodução: Y-Axis

No caso de quem quer retornar à Irlanda para estudar inglês antes de ter completado dois anos de permanência na Ilha ou como estudante universitário, todo o processo de obtenção do visto é semelhante ao de estudantes que chegam aqui pela primeira vez. Sendo que, novamente, no aeroporto, o oficial dará um visto temporário de um mês para você se organizar antes de se dirigir à imigração.

Isso significa que, sim, será necessário comprovar os 3 mil euros em extrato bancário de conta irlandesa na hora de adquirir o cartão de residência. Além disso, para o Irish Residence Permit — IRP são necessários os seguintes documentos:

  • carta da escola ou universidade informando que você está matriculado em um curso com carga horária mínima de 15 horas semanais, com duração igual ou superior a 25 semanas;
  • comprovante de que o curso foi pago na sua totalidade;
  • seguro governamental ou médico privado provido por empresa estabelecida na Irlanda;
  • comprovante de endereço;
  • pagamento de 300 euros pelo registro IRP, que deve ser efetuado em cartão de crédito ou débito.

Leia também: Ser casado com europeu garante visto na Irlanda?

Escolas

Se você planeja um retorno e está em busca de um curso universitário no país, não se esqueça de que apenas as instituições presentes na ILEP (Interim List of Elegible Programmes) estão autorizadas a emitir o visto de estudante para não-europeus.


Já fiz intercâmbio na Irlanda e pretendo voltar. Posso? publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário