quarta-feira, 23 de setembro de 2020

6 castelos irlandeses que você precisa conhecer

Os castelos fazem parte do imaginário popular de muitas pessoas. Morada de princesas, rainhas e reis, nos contos de fada, eles também estão em filmes medievais e nos livros.

Com estruturas magníficas, que sediaram famílias reais e protagonizaram histórias fantásticas ao longo dos anos, eles são algumas das principais atrações turísticas da Irlanda – e não são poucos!

Nesta matéria vamos mostrar seis destes verdadeiros monumentos imperdíveis:

Ashtown Castle

ashtown

Ashtown Castle foi construído por volta do ano 1430 e está localizado no Phoenix Park. Foto: Divulgação Ashtown Castle/Phoenix Park

A construção do ano 1430 (aprox.) é fruto de uma política do governo da época, que oferecia uma quantia em dinheiro a quem erguesse um castelo para a própria segurança.

Trata-se de uma mansão fortificada. Ele fica localizado no Phoenix Park, em Dublin. A entrada é limitada e gratuita, diariamente das 9h30 às 18h.

Kilkenny Castle

Foto: Martin K.

Kilkenny Castle tem um vasto acervo de objetos e de artes plásticas. Foto: Martin K.

Pode-se dizer que a construção atual do castelo remonta ao ano 1190. É uma das estruturas mais visitadas na Irlanda, tendo como destaque a biblioteca, a ala chinesa e o salão principal. Objetos pertencentes à National Art Gallery podem ser encontrados por aqui.

O castelo foi fundado logo após a conquista normanda da Irlanda e reconstruído, ampliado e adaptado para se adequar às suas funções ao longo de um período de 800 anos. Hoje ele é em grande parte uma remodelação vitoriana do castelo defensivo do século XIII.

Como o próprio nome diz, o castelo fica em Kilkenny, cerca de 1h30 de carro do centro de Dublin, com fácil acesso por meio do Dart ou ônibus. Os ingressos regulares custam 8 euros para adultos e podem ser comprados online.

Dublin Castle

Dublin-castle

Dublin Castle fica localizado no centro da cidade de Dublin, capital de Irlanda. Foto: Dublin Castle

O Dublin Castle é a antiga sede do governo britânico na Irlanda, que durou até 1922, sob o domínio do Senhorio da Irlanda, Reino da Irlanda e Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

Foi construído por volta de 1204, por ordem do Rei João, após a invasão normanda na Irlanda. Destacam-se as Salas de Aparato, como a Galeria de São Patrício, a Sala de Jantar de Aparato e a Sala de Estar. 

Hoje o Dublin Castle também é utilizado para encontros políticos, celebrações de datas comemorativas, recepções de autoridades internacionais, etc.

O horário de visita do castelo é de segunda a domingo e feriados, das 9h45 às 17h45. Ingressos custam 12 euros para adultos e podem ser comprados online. 

Leia também: O que fazer na Irlanda: atrações imperdíveis e roteiro para 1, 3 e 5 dias de viagem

Trim Castle

Trim_Castle_6

O Trim Castle é o último símbolo da conquista normanda na Irlanda e foi cenário para o filme Coração Valente. Foto: Divulgação/Trim Castle

Esta estrutura é considerada a maior ruína de castelo da Irlanda, construída no século 11. Na Idade Média, foi o centro de administração do condado de Meath. Ele significa o último símbolo da conquista normanda na Irlanda.

O castelo também ficou bastante conhecido após ter sido usado como cenário do filme “Coração Valente”, dirigido por Mel Gibson.

O castelo fica aberto diariamente, das 10h às 17h, com ingresso para adultos a 5 euros.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020

Cashel Castle

Cashel Castle é um dos castelos medievais mais imponentes da Irlanda. Foto: Reddit

O visual desta estrutura medieval é incrível. Construído sobre o rochedo de Cashel, o castelo serviu como base para reis de Munsher até a invasão normanda. A Capela do Rei Cormac é o local mais importante da estrutura. Datada de 1134, é muito sofisticada.

O telhado do castelo possui barra em relevo e a edificação possui também uma Catedral, de planta cruciforme. De acordo com a lenda, o próprio St. Patrick visitou o castelo para tentar converter o Rei Aenghus ao Cristianismo.

A cidade de Cashel, no condado de Tipperary, também possui outras atrações que podem ser vistas durante a visita ao castelo. A visita ao Castelo de Cashel pode ser feita apenas em seu exterior, com ingressos custando 4 euros para adultos.

Blarney Castle

Foto: Heritage Ireland

Blarney Castle possui várias curiosidades como sua torre e seu jardim de flores venenosas. Foto: Heritage Ireland

O castelo, erguido no ano de 1210 no condado de Cork, possui várias curiosidades, a começar pela origem do nome “Blarney”, passando pelo jardim de plantas e flores venenosas e por outra surpresa reservada no topo da construção antiga.

Quem tiver disposição e fôlego, tanto para vencer os estreitos degraus da escadaria, quanto para chegar ao ponto mais procurado pelos turistas, encontrará a famosa “Blarney Stone”, onde, de uma maneira bem peculiar, o turista é convidado a beijar a famosa pedra – dizem que quem fizer isso ganhará o dom o da eloquência. Será?

Leia também: Melhores parques para conhecer durante o intercâmbio na Irlanda

Cartão dá direito a visitar todos os monumentos históricos da Irlanda

Se você é um daqueles apaixonados pelas histórias de reis e rainhas, fatos, curiosidades e todo o mistério acerca dessas construções antigas, a Irlanda é um prato cheio para isso.

E para quem quiser aproveitar ao máximo a estadia na Irlanda para conhecer esses e outros castelos espalhados pelo país, não deixe de adquirir o OPW Heritage Card, um assinatura anual que te dará acesso a mais de 50 atrações, pagando apenas um valor único.

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!


6 castelos irlandeses que você precisa conhecer publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário