quarta-feira, 6 de maio de 2020

Irlanda pode ter novo governo até junho

Os deputados irlandeses estão tentando concretizar a formação de um novo governo mesmo durante a pandemia do coronavírus. Quando mal terminaram de eleger os novos integrantes da casa de leis irlandesa (a Dáil Éireann), em fevereiro de 2020, o vírus Covid-19 chegou à ilha. Isso impediu até mesmo as reuniões presenciais entre os novos integrantes no Parlamento, os Teachtaí Dála (TDs).

Novo primeiro-ministro irlandês será escolhido após coalizão dos parlamentares. Foto: Department of the Taoiseach/Merrion Street

Recentemente, os partidos Fianna Fáil (FF) e Fine Gael (FG), opositores de centro-direita, e o Green Party (GP), partido verde irlandês, estão conversando para tentar uma coalizão. É que no sistema Parlamentarista na Irlanda, deve haver um total de pelo menos 80 cadeiras, ou seja, metade do Congresso, para a formação de um novo governo.

Eleitores dividiram votos na última eleição

Mary Lou McDonald, presidente do Sinn Fein, partido que ficou em segundo lugar nas eleições irlandesas. Foto: Divulgação

Na eleição, ocorrida em 8 de fevereiro, os partidos Fianna Fáil e Fine Gael ficaram, juntos com o Sinn Féin (SF), entre os três mais votados, com 38, 35 e 37 cadeiras, respectivamente, das 160 existentes no Congresso. Mas até então, nenhum deles havia considerado unir forças para a criação de um novo governo.

Tanto o FF quanto o FG são velhos opositores, mas tem o SF como opositor em comum. O SF supreendeu nas eleições, conquistando o segundo lugar, uma votação expressiva, já que durante décadas tem perdido miseravelmente. Porém, o partido de esquerda nacionalista, que já teve como braço direito o IRA (Exército Republicano Irlandês), não conseguiu apoio necessário para as 80 cadeiras.

FF, FG e GP podem governar juntos

Por outro lado, a imprensa irlandesa tem noticiado que o FF e o FG se uniram para formar um novo governo. Isso é algo inédito, pelo histórico opositor dos partidos. Mas juntos, eles conseguem apenas 73 cadeiras.

Agora, ambos os partidos vem conversando com o GP para a formação de um novo governo. O Green Party conseguiu 12 cadeiras e, somando com os TDs de centro-direita, totalizariam 85 parlamentares. O Partido Verde, no entanto, para participar da coalizão, exigiu algumas metas, como a redução a 7% das emissões de gás carbônico.

Novo governo pode surgir em junho

Primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, renunciou ao cargo em março, mas segue na liderança do governo até que coalizão seja feita e um novo lídera seja escolhido. Foto: Merrion Street

As negociações serão retomadas nesta semana. Se tudo der certo, a escolha de um novo primeiro-ministro (o Taoiseach) pode acontecer em breve. Por enquanto, Leo Varadkar, líder do Fine Gael e atual chefe de Estado. Sem coalizão, ele renunciou ao cargo no início de março, mas segue no comando do país até que um novo primeiro-ministro seja escolhido.

Segundo reportagem da RTÉ, Varadkar está confiante que um novo governo se forme até junho. Se um novo governo não for formado, é possível que haja uma nova eleição, mas tal saída não é vista com bons olhos a nenhum dos deputados eleitos.


Irlanda pode ter novo governo até junho publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário