sexta-feira, 8 de maio de 2020

5 autores irlandeses que você deveria ler

Há quem diga que o clima frio e chuvoso da Irlanda é perfeito para a produção literária. Verdade ou não, o fato é que, ao longo de séculos, o país tem se firmado como terra natal de grandes escritores.

Bram Stoker, Samuel Beckett, George Bernard Shaw, W.B. Yeats, C.S. Lewis, Seamus Heaney, Jonathan Swift, entre muitos outros, são apenas alguns exemplos de autores irlandeses cujas histórias cruzaram oceanos e se tornaram famosas ao redor do mundo.

Como você já pode imaginar, a lista de escritores irlandeses que merecem ser lidos é bem extensa, mas, para começar, confira 5 nomes imperdíveis, de clássicos a contemporâneos.

James Joyce

Reprodução: The Daily Beast

James Joyce, um dos escritores mais importantes da literatura irlandesa. Reprodução: The Daily Beast

Um dos principais ícones da literatura irlandesa, James Joyce, nascido em 1882, foi também um dos autores mais influentes do século 20.

Grande parte de sua obra tem Dublin como principal cenário, cidade onde passou sua infância e adolescência, cujos personagens e paisagens são frequentemente descritos nas páginas de seus livros.

Entre as principais obras do autor está Dublinenses, uma série de contos que retrata de forma realista as miseráveis condições da capital irlandesa na época. Ele é também o autor de Ulisses, considerado um dos textos literários mais complexos de todos os tempos.

A história acompanha um dia na vida de Leopold Bloom, no qual tudo acontece. A obra prima deu, inclusive, origem a um importante festival irlandês, o Bloomsday.

Outro excelente exercício mental é ler Finnegans Wake, obra que Joyce levou 16 anos para escrever e para a qual criou uma série de neologismos.

Oscar Wilde

Reprodução: Flickr

Oscar Wilde também faz parte da lista de pensadores irlandeses. Reprodução: Flickr

Poeta, dramaturgo e romancista, Oscar Wilde é outro ícone da literatura irlandesa. Entre suas publicações está O Retrato de Dorian Gray, considerada uma obra-prima por críticos literários.

Outros clássicos escritos por Wilde são os contos O leque de Lady Windermere, Uma mulher sem importância, Um marido ideal e A importância de ser prudente.

Polêmico, Oscar Wilde também era um mestre na hora de criar frases irônicas e sarcásticas. Como já abordamos aqui no E-Dublin, a brilhante carreira do escritor entrou em decadência no fim do século 19, quando foi preso e acusado de cometer atos imorais com diversos rapazes, já que na época a homossexualidade era considerada crime na Irlanda e no Reino Unido.

Esta publicação é um oferecimento da World Study

Inaugurada em 1998, a World Study já enviou mais de 100 mil alunos para o exterior em 300 destinos espalhados pelo mundo. Seja qual for a experiência internacional que você queira viver, a World Study irá te ouvir para oferecer o intercâmbio mais adequado ao seu perfil.

Solicite um orçamento exclusivo com a World Study e obter mais informações!

Roddy Doyle

Reprodução: ABC Net

Escritor irlandês Roddy Doyle teve suas histórias retratadas no cinema. Reprodução: ABC

Considerado um dos mais populares escritores irlandeses atuais, Roddy Doyle teve alguns de seus livros transportados para as telas do cinema. Esse é o caso de The Commitments, escrito em 1987 e que gira ao redor de uma banda de rock que busca a fama a qualquer preço. O filme homônimo foi dirigido por Alan Parker e conta com a participação do músico irlandês Glen Hansard.

O autor conquistou a fama mundial em 1993 com o livro Paddy Clarke Ha Ha Ha, obra que conta a história de um garoto de 10 anos que vive em Dublin e narra acontecimentos do seu dia a dia. O livro vendeu mais de meio milhão de cópias e chegou a ser traduzido para 19 idiomas.

Marian Keyes

Reprodução: Independent

Escritora irlandesa Marian Keyes faz sucesso no Brasil com livros como Melancia. Foto: Divulgação

Essa escritora irlandesa é bem popular no Brasil, principalmente entre o público feminino, já que suas obras, como: Melancia, Férias!, Sushi, Casório?! e É Agora… Ou Nunca, entre outras, abordam o universo feminino de uma forma leve e bem humorada. Ao mesmo tempo, seus livros têm como temas centrais assuntos delicados, como depressão pós-parto, violência doméstica e luto.

Seus livros já foram traduzidos para mais de trinta idiomas, sempre se destacando nas listas dos mais vendidos. A razão de tanto sucesso está no fato de a escritora criar personagens realistas, com as quais os leitores se identificam imediatamente.

Éilís Ní Dhuibhne

Reprodução: Emerging Writer

Representante da cultura irlandesa, Éllís Ní Dhuibhne é uma escritora importante para a literatura gaélica no país. Reprodução: Emerging Writer

Escrevendo em inglês e gaélico, pode-se dizer que Éllís Ní Dhuibhne é uma excelente introdução à cultura irlandesa.

Também conhecida como Eilis Almquist e Elizabeth O’Hara, ela é autora de peças de teatro, romances, contos e também de livros infantis. Entre suas obras em inglês, estão os títulos The Bray House, Singles, The Dancers Dancing, entre outras.

E você, tem algum escritor irlandês favorito ou alguma sugestão de leitura interessante? Conta pra gente aqui nos comentários!


5 autores irlandeses que você deveria ler publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário