quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

A Irlanda é um país que apresenta muitas vantagens para quem está pensando em fazer um intercâmbio, como facilidade de visto, possibilidade de procurar um trabalho de meio período e uma população, em grande parte, acolhedora.

Mas como muita gente tem dúvida na hora de escolher o destino dentro do país, selecionamos as principais cidades para quem pretende fazer intercâmbio na Irlanda. Afinal, qual seria a melhor alternativa?

Toda vivacidade da capital Dublin ou um cidadezinha pacata no interior? Qual o seu foco? O mercado profissional das grandes cidades ou a tranquilidade de explorar as belezas naturais irlandesas, enquanto aprimora o idioma?

Conheça as principais cidades para estudar inglês na Irlanda. © Altezza | Dreamstime.com

As opções são  inúmeras da Irlanda e não se limitam aos grandes centros. Uma das maiores vantagens das cidades do interior está no custo de vida, que é bem mais em conta que o da capital.

Dependendo da cidade que você escolher, o preço do aluguel de um apartamento inteiro pode ser o mesmo que você pagaria por uma vaga em um quarto em Dublin — claro que tudo depende da qualidade da acomodação, mas é possível encontrar oportunidades com custos menores.

Outra grande vantagem das cidades mais afastadas dos grandes centros é a circulação menor de estrangeiros. Os brasileiros estão em todos os lugares, mas saiba que, no interior, essa situação já é bem diferente.

Apesar do número menor de escolas, existem opções com menos de 20% de brasileiros entre os alunos.

Leia também: Quanto custa um intercâmbio na Irlanda de 1 mês, 1 ano e 2 anos?

Aproveite, também, para interagir com os locais e praticar o inglês. Os irlandeses adoram uma conversa — é só você dar corda que perceberá como eles adoram puxar um assunto. Dependendo do seu destino, isso pode ficar ainda mais evidente, com aquela sensação de cidade pequena, onde todos parecem se conhecer.

Também não podemos esquecer de falar em segurança. Sabe aquelas histórias de knackers ou bicicletas desaparecidas? Será bem mais difícil ouvir isso no interior.

Apesar de menores, as cidades têm uma boa infraestrutura, com tudo o que você precisará — supermercados, lojas, cinemas, baladas, restaurante e, claro, muitos pubs.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020

1. Intercâmbio na capital Dublin

Localizada privilegiadamente na costa leste do país, Dublin é a maior cidade da Irlanda e uma das mais antigas da Europa — muitos a consideram uma das capitais mais agradáveis do continente. A cidade é cercada por montanhas e tem fácil acesso a outras cidades da Europa, como Paris e Londres, por meio das companhias aéreas de baixo custo.

Para os turistas, a cidade oferece muitas facilidades e atrações, como a St. Patrick’s Cathedral, a tradicional fábrica da cerveja Guinness, o Dublin Castle e a antiga prisão Kilmainham Gaol, entra outras.

2. A charmosa Kilkenny

Estuda em Kilkenny, na Irlanda, é uma opção para quem quer viver no interior do país. Foto: Daniel M. Cisilino/Dreamstime.com

Kilkenny é um dos destinos preferidos dos brasileiros, principalmente por conta do Kilkenny Castle, que enche os olhos de qualquer um. A cidade turística, principalmente no verão irlandês, nos traz muitos encantos, incluindo uma escola de inglês.

Fora do roteiro tradicional, estudar em Kilkenny significa ter maior diversidade e colegas de outras partes do globo. Praticamente zero português. O destino é bem popular para professores que vêm de outros países a fim de aprimorar as técnicas em lecionar a língua inglesa.

3. Oportunidade de trabalho em multinacionais em Cork

A segunda mais importante cidade da Irlanda apresenta uma infraestrutura completa de lojas, restaurantes e cafés, além de ter ótima mobilidade, o que é excelente para os intercambistas que escolhem a cidade como destino. Localizada nos pântanos às margens do rio Lee, Cork é ideal para quem tem interesse pelas oportunidades de trabalho.

A cidade atrai investimentos de multinacionais e conta com importantes instituições de ensino. Além disso, mesmo sendo no interior, os intercambistas também encontram na cidade uma noite agitada, com baladas que duram até tarde e pubs com músicas de diferentes estilos.

Outros pontos turísticos são: o Cork Butter Museum, que conta a história da manteiga, um grande produto de exportação da Irlanda; St. Ann’s Church, igreja de 1722; e o International Museum of Wine. Também é incrível conhecer as populares cidadezinhas históricas da região de Cork, como a charmosa Cobh.

4. Intercâmbio à beira do mar: Bray

A cidade costeira fica localizada no condado de Wicklow e tem fronteira com Dublin. Bray é pequena, possibilitando que os intercambistas e visitantes conheçam bastante o lugar, que conta com muitos festivais e atividades para entreter quem está por lá.

Além disso, a cidade tem paisagens e cenários históricos e um centro bem agitado. Outros locais turísticos para conhecer em Bray são: o teatro Mermaid County Wicklow Arts Centre; as montanhas em Bray Head e o Bray to Greystones Cliff Walk, que oferece lindas paisagens e trilhas para caminhadas.

Outra vantagem de fazer intercâmbio em Bray é o de continuar perto de Dublin. Com o Dart, chega-se à capital em pouco mais de 40 minutos. Há ainda a opção de ônibus, ou seja, transitar entre as duas cidades é bem fácil. As opões de escolas têm crescido nos últimos anos. Então, além das facilidades que a cidade praiana oferece, você também terá mais escolas para escolher.

5. Intercâmbio na cidade universitária: Galway

Galway é uma das cidades mais joviais da Irlanda. © Lisandrotrarbach | Dreamstime.com

Localizada no interior da Irlanda, essa cidade de praia, banhada pelo oceano Atlântico e cortada pelo rio Corrib, oferece tudo o que a cultura irlandesa tem de melhor. É a quarta maior cidade do país e a maior de sua província. A cidade é colorida, tranquila e muito agradável. Por ser uma cidade compacta, é tranquilo explorar lugares turísticos, lojas e pubs.

A cidade também é um polo universitário Irlandês, atraindo jovens e estudantes, que tornam Galway vibrante e alegre. Além disso, abriga o maior festival de artes da Irlanda. Outros pontos turísticos são: o Wild Atlantic Way, que oferece passeios com lindas paisagem e atividades ao ar livre, e o Connemara National Park, um parque que tem muita natureza.

6. Intercâmbio no interior e com história: Limerick

A cidade se encontra na região centro-oeste da Irlanda, no estuário do rio Shannon, na província de Munster. Limerick é um polo estudantil e um centro econômico bem movimentado. Por isso, tornou-se um destino recomendado para os estudantes que buscam uma cidade com as chances de conseguir um emprego mais rápido, pois há menos concorrência na cidade pequena. Você também encontrará diversos bares, além de cervejarias, castelos e museus.

7. Inglês com esportes náuticos: Dun Laoghaire

Pode-se dizer que Dun Laoghaire é um refúgio em meio ao agito da vida moderna. Afinal, por lá você pode aproveitar para passear pelo píer, que data de 1817, enquanto admira a paisagem local num fim de tarde.

Além da vantagem de se morar pertinho do mar, você pode curtir as diversas lojas e comércio locais, ou então aproveitar os aconchegantes cafés das ruas tranquilas de Dun Laoghaire. Opções não faltam, já que a cidade conta com cerca de 220 lojas, cafés, restaurantes e pubs, todos localizados a menos de 10 minutos um do outro.

Entre as atividades regulares que vêm atraindo bastante a atenção de turistas, estão os passeios de barco pela baía de Dublin, cujo roteiro inclui o centro de Dublin, Howth e a ilha de Dalkey.

Já para quem curte esportes aquáticos, Dun Laoghaire é um dos destaques na Irlanda. Entre as principais atividades, está o stand up padde boarding, uma das mais populares atividades esportivas da região. Esse “primo do surf” consiste em ficar de pé numa prancha e utilizar o remo para de mover na água. Apesar do esforço físico, o esporte é recomendado para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade. Por lá, também estão disponíveis aulas de kitesurf e wakeboard.

A região é também um polo potencial para a prática profissional do esporte náutico. Um projeto chamado National Watersport Centre prevê tornar o complexo aquático local ainda mais expressivo e uma referência no país.

8. Inglês com poesia em Sligo

A fórmula da cidade de Sligo une inglês com poesia. Cidade natal de um dos escritores mais  aclamados do país, W.B. Yeats, Sligo também é um destino que bomba no verão. E isso não se dá à toa. Afinal, o condado onde está localizada é considerado um dos mais bonitos da Ilha Esmeralda, cujas belezas naturais incluem praias e montanhas.

Se você gosta de cultura, burburinho e muita cultura, aconselho explorar as opções de cursos de inglês em Sligo.

9. Cultura e tradição irlandesa em Ennis

Ennis é um dos destinos mais tradicionais para estudantes de inglês na Ilha, principalmente para estudantes provenientes de outros países da própria Europa. A cidade localizada no condado de Co. Clare faz parte do roteiro de estudantes, principalmente vindos da Espanha. Então se você é daqueles que procura fugir dos conterrâneos, Ennis pode ser uma boa escolha.

A cidade é pequena, mas fica pertinho dos principais atrativos da região. Cliffs of Moher, o Aeroporto de Shannon, Drumoland Castle e Bunrraty Castle ficam há menos de 40 minutos da cidade, o que garante bons passeios e muito a explorar. Ennis também faz parte do roteiro musical do interior, com uma agenda fervorosa de música tradicional. Aliás, estudar nessa região do país fará com que você conheça a cultura irlandesa bem de perto.

10. Inglês e surfing em Bundoran

Um dos principais atrativos de se estudar em Bundoran, além do surf, claro, é o custo de vida. Comparando-se com destinos mais populares como Dublin, Cork e Galway, as cidades do interior proporcionam aluguel bem inferior, e Bundoran é a prova disso. Enquanto, em Dublin, a média de aluguel mensal pode chegar a 1290,00 euros, por aqui você tem um apartamento todinho seu por menos de 500 euros.

Gosta de caminhar? Você encontrou o destino perfeito, pois conseguirá fazer tudo caminhando tranquilamente. O salário mínimo do país sempre é aplicado em todos os empregos. Então, no final das contas, sobra mais dinheiro no seu bolso. Por isso, esse é o tópico que encabeça nossa lista de razões você para escolher Bundoran como a sua cidade de destino. Saiba mais sobre o custo de vida em Bundoran clicando aqui.

Segurança é outro ponto que não podemos deixar de mencionar. Esqueça aqueles casos de roubos de bike ou gangs que arrebatam celulares nas ruas. Isso não é uma realidade em uma cidade onde praticamente todos se conhecem. Paraíso dos surfe, é comum, por exemplo, observar os surfistas deixando seus carros com as chaves em cima do pneu para ir surfar ou suas bicicletas sem nenhum tipo de cadeado.

Para quem privilegia a imersão total, Bundoran também sai na frente no quesito poucos brasileiros. É possível contar nos dedos. Não que encontrar alguém que fale sua língua e prefere não ter amigos com quem compartilhar da mesma experiência? Esse é o lugar. Afinal, mudou toda a sua vida para praticar o inglês, e não o português, não é mesmo? Vejo muitas pessoas repensando sobre vir para a Irlanda por conta da quantidade de brasileiros, mas isso não é uma realidade em destinos como o interior da Irlanda. Então, fica a dica: venha para Bundoran!

11. Waterford

A cidade portuária de Waterford. © Madrugadaverde | Dreamstime.com

Para começar, Waterford é uma das cidades fundada  pelos Vikings, e é também a quinta maior cidade do país, localizada a cerca de duas horas de Dublin e Cork. Como pode imaginar, essa cidade portuária tem muito pouco ar de cidadezinha do interior. Waterford nos apresenta uma vida cultural intensa, tem um porto que funciona o ano inteiro, história que linca com os Kennedys, e um centro comercial que vale a pena explorar num fim de tarde sem pressa. Ou seja, tem muito a se fazer por lá.

Waterford também  é uma das cidades mais receptivas e jovens, dada a sua característica de cidade universitária. Shoppings, restaurantes, pubs e diversos festivais fazem parte do cotidiano da cidade. Por ser pequena, dispensa-se a necessidade de carro, e muitas de suas atrações podem ser visitadas numa boa caminhada.

Sabe aqueles destinos que surpreendem justamente pela baixa perspectiva que se tem sobre ele? Assim é Waterford. Os intercambistas podem e devem escolher a cidade para passear e passar alguns dias, ou para uma boa temporada de intercâmbio. Além do mais, os moradores de Waterford são muito educados e abertos a estrangeiros. Sem falar que o custo de vida é bem acessível em comparação a outras cidades da Irlanda.


Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário