sábado, 15 de fevereiro de 2020

Blue Lagoon e piscinas termais na Islândia

Conhecida como a terra da água e do fogo, a Islândia encanta mesmo os mais viajados no primeiro piscar de olhos. Cachoeiras de tirar o fôlego, lagos de cor azulada, crateras imponentes e geleiras imponentes, dão ao país com população inferior a 370mil habitantes, ares de paraíso natural.

Entre esses encantos que faz a gente se apaixonar facilmente pela Islândia, estão as piscinas termais. Elas estão em todos as regiões do país e incluí-las no roteiro se torna indispensável para aqueles que pretendem usufruir de todo s os encantos naturais do pequenino país.

Blue Lagoon

Uma das atrações mais populares da Islândia, a Blue Lagoon. © Anna Om | Dreamstime.com

Ela aparecerá em toda busca sobre a Islândia. Água de cor azulada com densidade leitosa, seduz visitantes de todo o mundo que pode fazer um pitstop na lagoa famosa, mesmo antes de desfazer as malas na Capital Reykjavik.

Por estar  localizada a apenas 21km do aeroporto, uma paradinha por ela pode ser uma ótima opção para quem chega, ou está saindo do país. Mas prepare-se! A Blue Lagoon  não é uma atração barata. Um pacote simples que dá acesso a lagoa, aquele creminho milagroso para o rosto e uma bebida básica, sai por 50 euros.

Quer um pouco mais de glamour? Tem também pacote com roupão, sandalhas, máscara extra e mais alguns carinhos, prepare-se para desembolsar a partir de 70 euros.

Vamos a questões práticas! Se você quer otimizar a chegada e a saída da Islândia para curtir a Blue Lagoon você vai precisar pensar com muito cuidado os seus horários de embarque e desembarque. Lembre-se que atrasos podem acontecer, e no caso da Islândia, é muito comum, dado a mudanças climática bruscas.

Lembre-se, você vai desembolsar um valor significativo para curtir a atração, então permita-se chegar em um horário em que conseguirá aproveitar cada euros despreendido com ela. O horário de funcionamento é de 8h a 21h, mas chegar para aproveitar apenas uma horinha ou duas da lagoa, chega a ser um desperdício. Programe-se!

Apesar de ser popular, a Blue Lagoon não é o único SPA termal da Islândia. Krauma Geothermal Spa.

Como chegar a Blue Lagoon? Se você pretende alugar um carro para uma Road trip pela Islândia. Recomendamos retirar o carro no aeroporto. Usamos a Blue Car Rental, que foram bem solícitos e nos ofereceram um bom desconto. Aliás usando o código #E-dublin, você terá  direito a um cupom desconto de 5% + o segundo condutor grátis, para aluguel de carros.

Se o aluguel não é a sua opção, várias empresas de transfer, incluem a Blue Lagoon no roteiro a caminho de Reykjavik. Nossa recomendação é a Reykjavik Excursions que oferece vários horários de transfer desde o aeroporto com paradas na Blue Lagoon.

Piscinas termais

Piscinas naturais são encontradas em toda a Islândia. © Ganna Tugolukova | Dreamstime.com

Na Islândia você vai escutar muito sobre as Hot Springs, ou seja as piscinas termais naturais. Quer uma sugestão? Não sai de lá sem se permitir a experiência. Imagina uma piscina quentinha, rodeada por montanhas, e uma cachoeira gigante emitindo aquele barulhinho reconfortante no meio do nada. Para completar o cenário, um rio de água corrente passando há menos de cinco metros da piscina natural, que a essa altura solta fumacinha te convidando a entrar? Consegue imaginar?

Assim foi a nossa primeira experiência na Fosslaug Hot Spring, localizada às margens do rio e da Cachoeira Reykjafoss. Para deixar a paisagem ainda mais deslumbrante, as montanhas estavam cobertas de neve. Ok, fazia um frio de 2°C , afinal desembarcamos na Islândia no inverno. Porém, irar todas as camadas de roupas e se jogar naquela água de temperatura oscilando entre 25°C  e 35°C é uma das experiências que faz você amar a Islândia ainda mais.

Grande parte das hot springs são gratuítas, a exceção sõa para aqueles que dispõe de infra-estrutura e facilidades como banheiros, área para troca, etc.

Piscinas Públicas

É possível afirmar que toda vila na Islândia possui uma piscina pública. Exagero? Você vai perceber logo ao desembarcar no país, que as piscinas públicas são o ponto de encontro dos islandeses. Dizem às más línguas, que é possível se atualizar de todas as fofocas do momento.

Mas, vale  a pena perder um dia para explorar as piscinas públicas durante a sua estadia na Islândia? Eu super recomendo. Mesmo por que, principalmente para quem desembarca durante o inverno, as oscilações climáticas bruscas podem te deixar  com opções muito limitadas em dias ruins, e por que não entrar na vibe local e desfrutar de piscinas quentinhas, saunas e das propriedades naturais das águas termais islandesas?

As piscinas públicas na Islândia, são pontos de encontro entrem os islandeses,para por os assuntos em dias. © Pojoslaw | Dreamstime.com

Custa caro? Essa é a notícia boa. As piscinas públicas são super acessíveis, com preço a partir de 5 euros. Claro, o preço está relacionado com a infra-estrutura oferecida pelo espaço.

Porém, antes que você ponha o seu modelete aquático e pule na primeira piscina pública, é importante observar alguns códigos de conduta que os islandeses levam muito a sério.

  1. Apesar de ter no nome a palavra pública, as piscinas não são gratuitas, mas o valor pago é super acessível. Pague na entrada, não existe a necessidade de reservas e, geralmente as piscinas ficam abertas até às 22h. Depois de um dia batendo perna, aproveitar a noitinha para relaxar em uma das piscinas públicas é uma boa pedida.
  2. Ao entrar no vestuário, certamente a primeira coisa que perceberá é o aviso para tirar os sapatos e deixá-los em uma área anterior a área de banho.
  3. Antes de colocar o bikini ou sunga, tome banho. Isso mesmo, nos vestuários os chuveiros coletivos estão lá para isso. É uma coisa super natural e necessário para a higiene das piscinas. Se você esquecer dessa regrinha básica, certamente algum local irá te apontar a informação espalhada pelo vestuário. Então, tire sua roupa, tome banho pelado (a) e só então coloque o seu traje de banho. É tímido? Procure algum chuveiro individual.
  4. Não esqueça também de respeitar a privacidade alheia. Observe se o uso de câmeras e vídeos são permitidos.  Caso não seja, respeite!
  5. Passou por todos esses cuidados? Agora é aproveitar ao máximo as facilidades do espaço. Saunas, piscinas com temperaturas que oscilam entre 35°C a 45°C, espaços internos e externos. Tem para todos os gostos. E lembre-se, as piscinas públicas são espaços para socialização entre os islandeses, entre nessa puxe conversa e aproveite para pegar dicas de locais para visitar pela perspectiva dos locais.

Abaixo o mapa com as principais piscinas públicas em Reykjavik.


Blue Lagoon e piscinas termais na Islândia publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário