sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Aurora Boreal – Quando e onde ver?

Por Esdras Neto

20130213SA_P02

Foto tirada em Abisko, em 2013. Arquivo pessoal.

Quando é possível ver a Aurora?

Como citamos no texto anterior, estamos no melhor momento para ver a Aurora Boreal (período de outubro a março). Porém, alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de embarcar em busca do fenômeno. Fique ligado!

Para ver as luzes, o céu deve estar muito escuro – isso não significa nublado. Atente-se a essa diferença entre nublado e escuro! É por isso que a melhor época do ano para presenciar o fenômeno é entre o outono e o inverno europeu, que é quando o período noturno é maior. Isso não elimina a possibilidade de ver a Aurora em outras épocas do ano em que não haja a escuridão necessária, entretanto, nesse caso, a intensidade da atividade magnética global deve estar muito mais forte, o que poderá influenciar aquilo que você será capaz de ver.

Scandinavia_201302.5dc335_

Como você pode ver nesta foto, ainda tem luz do dia atrás das montanhas.

Morando na Irlanda, presenciei as luzes duas vezes. Não é a mesma coisa que ver o fenômeno no norte da Escandinávia, mas não deixa de se ter uma noção da magnitude e beleza da Aurora Boreal. Há registros de que mais ou menos uma vez a cada 10 anos, aconteça um evento solar forte o bastante para gerar auroras bem visíveis nos céus da Irlanda. Em 2003, por exemplo, as auroras que apareceram no céu irlandês foram vistas na Flórida (EUA) e até em Cuba.

Então, na hora de decidir a localização para apreciar o fenômeno, lembre-se: quanto mais nublado, menor a possibilidade de ver a Aurora. A Islândia, por exemplo, é uma localização fantástica, no entanto, de acordo com os dados meteorológicos, há uma chance de 70% do céu estar nublado o ano todo, bem parecido com a Irlanda.

Vale uma dica: fuja do popular tour “3 noites – Aurora Boreal pacote completo na Islândia”. Se você quer ir para a Islândia para ver a Aurora, programe-se para ficar por lá por pelo menos 10 dias, o que minimiza a chance de você voltar para casa frustrado. Confira aqui a previsão do tempo anual no país.

Onde?

aurora_zone_north_www.swpc_.noaa_.gov_

Foto: NOAA

O segundo quesito importante é observar o “Índice KP”, que é uma medida para a atividade magnética global. O valor oscila entre zero e nove, sendo zero a indicação de atividade magnética nula e nove o nível mais alto, com presença de tempestades que podem até afetar o uso de celulares!

É possível monitorar a atividade magnética em tempo real!

Se você está na parte norte da Escandinávia, Islândia, norte do Alasca, norte da Rússia ou Canadá, você não vai precisar de um índice de mais de 1 para ver as luzes . Porém, quanto mais alto, mais pirotécnico é o evento.

backwindow_lights_20130117

Foto tirada em 17-Jan- 2013, quando o Índice KP foi 6,33 por cerca de 30 minutos , houve um pequeno buraco nas nuvens e você pode ver as luzes mais à esquerda da imagem.

Regiões recomendadas

Norte da Noruega , a região de Tromso

Se você for sair da costa na região de Tromso, você verá que o clima é mais seco, o que torna o lugar perfeito para ver as luzes. As opções de acomodações são abundantes e com todo o tipo de cabana de madeira ao redor dos Lyngen Alpes e Skibotn. Recomendo o Camping Strandbu, que tem preços acessíveis e ambiente familiar.

Norte da Suécia, região Abisko

Esta região oferece um ótimo lugar para ver a Aurora, por ser rodeada de montanhas e lagos. O clima é muito mais seco do que em seus arredores. Há albergues com preços a partir de 35 euros por noite por uma cama. Vale dar uma pesquisada!

Norte da Finlândia, todas as áreas

Lapônia Finlandesa é conhecida por suas Auroras. Por ser uma “Zona de Aurora”, o clima é muito seco em comparação à Noruega e à Suécia, o que significa que também é muito mais frio. Enquanto na Noruega a temperatura gira em torno de -15ºC, na Finlândia o termômetro chega bem fácil aos -30ºC. Então, prepare-se com roupas e sapatos adequados!

Veja também o post que fizemos sobre uma das principais perguntas que nos fazem: Intercâmbio: Preços

Fique à vontade para acessar o site www.borealis-aurora.com e curtir a página do Facebook.

Happy Aurora Hunting!

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br


Aurora Boreal – Quando e onde ver? publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário