sábado, 29 de fevereiro de 2020

Conforto a bordo: companhia aérea quer testar beliches em aviões

Beliches na classe econômica: companhia aérea Air New Zeland deseja proporcionar mais conforto a passageiros durante viagens longas  Qual será o futuro da aviação? Quem está acostumado a voar em classe econômica sabe que passar horas dentro de um avião pode ser uma tarefa bastante desconfortável. Pensando nisso, a companhia aérea neozelandesa Air New Zealand, tentará algo diferente em sua frota de aviões. A aérea instalará beliches para que os passageiros possam viajar dormindo tranquilamente – e tudo isso sem a necessidade de um “upgrade” para a classe executiva. Os testes da companhia com as beliches devem ser realizados até outubro […]

O post Conforto a bordo: companhia aérea quer testar beliches em aviões apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Conforto a bordo: companhia aérea quer testar beliches em aviões publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Guia completo para visitar as cavernas do PETAR

Preparamos um guia completo e atualizado para visitar as incríveis cavernas e atrações do PETAR  Cavernas repletas de formações rochosas singulares, rios, montanhas, vales e cachoeiras. Assim é o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), um verdadeiro tesouro natural localizado ao extremo sul do Estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná. O parque, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO, abriga mais de 300 cavernas, sendo que apenas 12 delas estão abertas aos visitantes – o suficiente para se deslumbrar com as paisagens cênicas que se revelam ao longo das trilhas. Com uma área de 360 mil […]

O post Guia completo para visitar as cavernas do PETAR apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Guia completo para visitar as cavernas do PETAR publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Como se proteger do coronavírus durante viagens, veja a opinião de especialistas

Profissionais da saúde e especialistas tiram dúvidas de turistas que querem saber como se proteger do coronavírus durante viagens internacionais Como se proteger do coronavírus virou uma preocupação extra para quem está com viagem marcada ao exterior. Quem foi pego de surpresa com a recente notícia está completamente em dúvida se deve seguir com a viagem ou não.  O vírus que teve início em dezembro de 2019, na China, tomou grande visibilidade ao redor do mundo. A tensão ficou maior com as confirmações de centenas de casos na região norte da Itália. Para complicar ainda mais, o Brasil teve o […]

O post Como se proteger do coronavírus durante viagens, veja a opinião de especialistas apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Como se proteger do coronavírus durante viagens, veja a opinião de especialistas publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

República da Irlanda confirma primeiro caso de coronavírus

Após a Irlanda do Norte registrar um paciente contaminado com o novo coronavírus no fim da semana, a República da Irlanda confirmou neste sábado, 29 de fevereiro, o primeiro caso da doença no leste do país. A informação é do Health Protection Surveillance Center, serviço de saúde irlandês.

Conforme publicou a rede de rádio, televisão e mídia RTÉ, o registro foi de um homem que já está recebendo cuidados médicos adequados. Ele foi identificado e testado de acordo com os protocolos estabelecidos para a investigação de casos suspeitos de Covid-19.

Leia também: Irlanda do Norte registra primeiro caso de coronavírus

Segundo o governo, a Irlanda está se preparando para atender ao primeiro caso há semanas e foi realizado todo o protocolo estabelecido desde janeiro, um mês depois que a doença começou a se espalhar pela China. O serviço de saúde irlandês também já está trabalhando para identificar os contatos que o paciente possa ter tido para evitar uma maior disseminação.


República da Irlanda confirma primeiro caso de coronavírus publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Irlanda emite alerta de tempestade no fim de semana

Alertas vermelho e laranja foram emitidos pelo Mét Éireann, instituto meteorológico irlandês, com a chegada da tempestade Jorge no fim de semana. Galway e Clare serão os condados mais atingidos, mas o restante da República deve sofrer com ventos fortes e chuva.

Mapa do Met Éireann mostra áreas onde há alertas laranja e vermelho na Irlanda. Foto: Divulgação

O alerta vermelho em Galway e Clare vale das 13h às 16h de sábado. Segundo o instituto de meteorologia, os ventos do oeste atingirão velocidades médias de 85 a 100 km/h com rajadas de 130 a 145 km/h e risco elevado de inundações costeiras.

O status laranja vale para o restante da ilha. Entre às 6h de sábado até às 3h de domingo, Galway, Mayo, Clare e Kerry devem ficar alertas para ventos fortes do sudoeste que muda a direção rapidamente para oeste e depois para noroeste. Eles alcançarão velocidades médias de 65 a 80 km/h com rajadas de 110 a 130 km/h, possivelmente mais altas em áreas muito expostas.

Leia também: O guia completo do clima na Irlanda

Em Donegal, Leitrim e Sligo o mesmo alerta vale das 12h de sábado às 3h de domingo. Nas províncias de Leinster (onde fica Dublin), Cavan, Monaghan, Roscommon, Cork, Limerick, Tipperary e Waterford o alerta laranja vale das 13h às 19h de sábado sábado.

Em Munster, Connacht e Donegal haverá acumulações de chuvas entre 20 a 30 mm esperadas durante sexta-feira e sábado com um risco contínuo de inundação devido ao solo já saturado e aos níveis elevados dos rios. Alerta válido entre meia-noite de sexta-feira e 23h59 de sábado.


Irlanda emite alerta de tempestade no fim de semana publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Exposição imersiva de Leonardo da Vinci é prorrogada em São Paulo

Última chamada: exposição de Leonardo da Vinci, em cartaz no MIS Experience, em São Paulo, fica em cartaz até 31 de maio.  Quem ainda não conseguiu admirar a incrível exposição imersiva sobre Leonardo da Vinci, em cartaz no MIS Experience, em São Paulo, agora terá mais uma chance. Isso porque a mostra, que seria exibida até o dia 1º de março, foi prorrogada e seguirá até o dia 31 de maio. A exposição intitulada “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, abriga 18 áreas temáticas onde o público pode apreciar algumas das invenções mais notáveis de Da Vinci, […]

O post Exposição imersiva de Leonardo da Vinci é prorrogada em São Paulo apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Exposição imersiva de Leonardo da Vinci é prorrogada em São Paulo publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Irlanda do Norte registra primeiro caso de coronavírus

O primeiro caso de coronavírus na ilha da Irlanda foi registrado na Irlanda do Norte. A paciente é uma mulher que voltou da região da Lombardia, no norte da Itália, onde há uma grande epidemia da doença. Ela viajou via Dublin Airport e utilizou o transporte público para chegar até a Belfast, onde está internada no Royal Victoria Hospital. A notícia foi confirmada durante uma reunião da Agência de Saúde Pública do país, que afirmou estar trabalhando para identificar os contatos que a paciente teve.

Guia do HSE, departamento de saúde da Irlanda, para se proteger do coronavírus. Foto: Divulgação

O HSE criou um hotsite especial só com informações sobre o coronavírus. Lá, o departamento de saúde afirma que o risco de pegar coronavírus na Irlanda ainda é baixo. “A maioria das pessoas pode continuar indo ao trabalho, escola e outros locais públicos, como sempre”, diz o comunicado.

No entanto, eles ressalta que qualquer pessoa que saiba que esteve em contato próximo com um caso confirmado nos últimos 14 dias e apresenta sintomas (tosse, falta de ar, febre) deve ligar para o departamento de emergência (telefone 112 ou 999).

Eventos cancelados

A Irlanda está se preparando para que o vírus não se alastre pela ilha. O ministro da Saúde irlandês, Simon Harris, disse que o jogo do campeonato de rugby Six Nations da Irlanda contra a Itália, em Dublin, no fim de semana de 6 a 8 de março, foi adiado por causa do surto de coronavírus.

Leia também: Como agir em caso de suspeita de coronavírus na Irlanda

Dependendo da situação, a parada do St. Patrick’s Day, que reúne milhares de pessoas na capital irlandesa, também poderá ser cancelada. Uma equipe de especialistas em saúde deve verificar a segurança do desfile. Outros eventos grandes também podem ser revistos com o passar das semanas. Isso está ocorrendo em outros países. Eventos como o Carnaval de Veneza, o Mobile World Congress, em Barcelona, e a conferência anual de desenvolvedores do Facebook, na Califórnia, foram suspensos. A Disney de Tókio suspendeu as atividades em duas semanas por causa do coronavírus.

Casos na Europa e no mundo

São mais de 83 mil casos de coronavírus pelo mundo em mais de 50 países. Foto: Dimitri Karastelev on Unsplash

Os casos de coronavírus no mundo estão aumentando a cada dia. O último relatório confirma que são mais de 83.000 casos da doença COVID-19 confirmados em mais de 50 países, sendo 36.000 pessoas se recuperando. São 2.800 pessoas vítimas fatais, sendo a maioria dos casos ocorridos na China. No resto do mundo, foram registradas 67 mortes, segundo a OMS.

Há novos surtos na Coréia do Sul, Itália e Irã e o primeiro caso confirmado na Nigéria. No Reino Unido foram 19 confirmados. No Brasil, apesar de um caso confirmado, há 132 casos suspeitos e 213 notificações, que pode ter aumentado dependendo do horário que você está lendo esta matéria.

Como se proteger

A OMS publicou uma lista de medidas de proteção contra o coronavírus, entre elas estão:

  • Lavar as mãos com frequência, utilizando sabão e álcool gel (70%)
  • Cobrir nariz e boca com um lenço ou com as mãos quando tossir ou espirrar e lavar as mãos após
  • Fique distante (ao menos dois metros) de pessoas que estejam tossindo ou espirrando
  • Evite aglomerações
  • Não fique em ambientes fechados
  • Não toque o rosto, olhos, nariz e boca com frequência
  • Não viaje para países onde há surto da doença

Irlanda do Norte registra primeiro caso de coronavírus publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Custo de vida na Irlanda: Descubra quanto custa viver em Dublin

Esta é uma pergunta que não quer calar e que está no topo da lista de questionamentos dos futuros intercambistas da Irlanda: Qual o custo de vida na Irlanda?

É uma preocupação que inicia junto com o planejamento e continua mesmo após a chegada na Ilha, já que custo de vida está diretamente relacionado ao fato de morar fora do país.

Entre os principais motivos de saber realmente quais os gastos durante o intercâmbio, temos por principais os seguintes casos: o primeiro é calcular a quantia financeira necessária para conseguir se manter (pagar todas as contas e viver, afinal ninguém é de ferro) até conseguir o tão sonhado emprego no novo país.

O segundo, saber se, depois de conquistar uma vaga no mercado irlandês, o salário será suficiente para uma vida no mínimo confortável, contando com as tão sonhadas viagens.

Quais são os principais gastos de um intercambista na Irlanda?

Você sabe quanto vai precisar desembolsar a cada mês para viver na Irlanda?  © Vvoevale | Dreamstime.com

As despesas mensais de um estudante para encarar a vida na Irlanda são basicamente: aluguel, supermercado e as demais contas, como energia elétrica e, em alguns casos, gás (que costumam ser bimestrais), taxa de lixo, celular, Internet, água (a cada três meses) e uma verba para lazer (pubs, baladas, museus, viagens, etc).

Precisamos ter em mente que o salário mínimo na Irlanda é um dos maiores da Europa, são 10,10 euros pagos por hora. Mas será que o custo de vida compensa? Será que dá para viver com um salário mensal de meio período? Vamos desvendar na real quanto você vai gastar com cada necessidade básica ao morar na Irlanda durante o seu intercâmbio? Saiba como qual é a situação atual do aluguel na Ilha, quanto custa uma compra de supermercado, o preço dos meios de transporte oferecidos e das companhias telefônicas do país, entre outros gastos.

De forma geral, os principais custos do estudante durante o intercâmbio na Irlanda são:

  • Aluguel
  • Contas (energia, lixo, gás)
  • Transporte
  • Internet (celular)
  • Compras de supermercado

Começando pelo maior deles, um dos maiores inimigos de quem vem passar uma temporada na Irlanda, de quem vem tentar a vida aqui e dos próprios irlandeses…

Aluguel

A notícia ruim é que já faz um bom tempo que a Irlanda vem passando por uma crise imobiliária que faz o preço do aluguel ir nas alturas. Os landlords pedem valores que beiram o absurdo e a condição de vida oferecida nas propriedades não condiz com a fortuna cobrada.

O site Daft.ie, um dos mais utilizados na busca por uma acomodação aqui na Ilha, divulgou que o preço médio do aluguel na Irlanda atualmente é de 1.403 euros. Já na capital Dublin, os números assustam ainda mais: 2.044 euros.

Mas é claro que estamos falando de casas ou apartamentos inteiros, e não o apenas o cômodo, ou a cama, como é o caso da grande maioria dos intercambistas. Quem vem de fora estudar na Irlanda deve estar mais do que preparado para dividir o ambiente com mais pessoas.

A média do aluguel de um quarto compartilhado em Dublin, de acordo com pesquisa feita nos grupos de Facebook destinados a passar vagas de acomodação, varia entre 350 e 400 euros. A dica é explorar bastante essas comunidades, conhecidas como “Classificados Dublin”, até encontrar aquela que mais chega perto das suas expectativas e do seu orçamento.

Talvez esse seja o maior desafio dos recém chegados, inclusive, a recomendação é sempre trazer um pouco mais do que os 3 mil euros exigidos pela imigração para não passar perrengue, caso seja necessário prolongar mais a estadia na acomodação temporária até encontrar um lar definitivo para se estabelecer.

Quem não abre mão da qualidade de vida e ainda deseja pagar um pouco menos por mês no aluguel, o conselho é tentar achar uma casa mais distante do centro. Você provavelmente terá que gastar um pouco a mais com transporte, mas talvez compartilhe o ambiente com menos pessoas e ainda economize alguns euros.

Supermercado

Agora você pode respirar um pouco. Isso porque o poder de compra aqui é um ponto positivo. As principais redes de supermercado aqui são: Tesco, Lidl, Aldi e Supervalu. Elas oferecem tudo que você precisa para garantir o menu da semana sem precisar desembolsar uma grana.

O Tesco tem uma linha própria de produtos que são, na maioria das vezes, bem abaixo da média de preço das grandes marcas. Mas os outros não ficam para trás. Descontos são oferecidos diariamente, basta ficar sempre de olho nas redes sociais e visitar os mercados com certa frequência.

Confira alguns preços atualizados:

    • Litro de leite: €0,75
    • Pão de forma: €0,69
    • Queijo (250g): €1,10
    • Pizza congelada (pepperoni): €0,61
    • Carne moída (600g): €5,00
    • Ovos (dúzia): €1,99
    • Macarrão (1kg): €0,94
    • Arroz (1kg): €0,99

Transporte

Saiba quanto você vai gastar com o transporte público em Dublin. Imagem: Dreamstime

Em Dublin, é muito comum, principalmente no início do intercâmbio, andar bastante. Andar muito mesmo. Não é difícil ouvir intercambistas dizendo o quanto emagreceram nos primeiros meses só perambulando pela cidade. O primeiro motivo é explorar, se perder por aí e turistar. Mas certamente, outro grande fator, é o preço das passagens.

O valor do transporte público em Dublin é bem salgado, mesmo com o Leap Card, o cartão de estudante que oferece grandes descontos. Na capital, podemos optar pelo serviço do Dublin Bus, a principal e mais utilizada forma de locomoção pública; o Luas, uma espécie de trenzinho de baixa velocidade que circula em algumas regiões da capital e o Dart, a linha férrea e corre pela costa de Dublin ligando a região sul à região norte.

A tarifa do Dublin Bus é cobrada de acordo com o trajeto percorrido, isso significa que você paga valores diferentes dependendo do ponto em que vai descer. Você vai pagar no mínimo 2,15 euros para viajar, podendo chegar até 3,30 euros.

Com o Leap Card a tarifa cai,e o máximo que você vai gastar com o cartão por dia é o valor de 5 euros. Você ainda pode fazer a recarga de 20 euros semanais e usar o serviço quantas vezes quiser.

Uma passagem de Luas pode chegar no máximo a 2,40 euros, lembrando que a passagem deve ser adquirida antes. Se você for utilizar o Leap Card, não esqueça de bater o cartão nas maquininhas espalhadas na estação e também depois de desembarcar.

O Dart funciona da mesma maneira, mas os preços são bem mais salgados, podendo chegar até 6,20 euros somente a ida, caso você percorra as 6 Zonas. O Leap Card também te economiza alguns eurinhos, caso o Dart seja indispensável para você. A tarifa máxima cai para 4,20 euros e, recarregando 27  euros por semana, você utiliza o serviço de forma ilimitada. Mesmo assim, é um gasto significativo na hora de fechar os gastos mensais.

Lembrando que aqui em Dublin é muito comum o uso de bicicletas. A cidade é preparada para os ciclistas e ainda tem o famoso Dublin Bikes. As bicicletas espalhadas por diversos pontos da capital podem e são vastamente utilizadas por nativos e estrangeiros. Além disso, o valor é bem atrativo: pagando 25 euros por ano você adquire um cartão que dá livre acesso às bikes. Basta ter a sorte de pegar um esperando por você e sair pedalando.

Telefonia

Saiba quais empresas de telefonia móvel disponíveis na Irlanda. © Piotr Swat | Dreamstime.com

Ao desembarcar na Ilha, uma das primeiras aquisições de qualquer estudante internacional é o chip de celular. A Irlanda tem um diversas opções de telefonia móvel, com diferentes planos e serviços de acordo com suas necessidades.

As principais empresas são: Lyca, Three, Tesco Mobile, Vodafone e Eir

Uma das mais queridinhas entre os intercambistas é a Three. Fazendo uma recarga (Top-up) de 20 euros a cada 28 dias, o cliente tem internet 4G ilimitada.

Se manter conectado é fundamental quando se está em outro país. Você vai se perder bastante no início e o GPS vai ser um dos seus melhores amigos. Além disso, é a forma mais acessível de matar a saudade dos amigos e familiares fazendo a famosa chamada de vídeo, que faz tempo que substituiu as ligações de áudio tradicionais.

A dica é ir nas lojas físicas de cada empresa, conversar com os atendentes, praticar o inglês e descobrir qual delas tem mais a ver com seu objetivo. Você prioriza uma internet veloz? Ou ligações para a Irlanda? Prefere pré-pago ou planos? Os profissionais vão te ajudar a encontrar aquele pacote que seja perfeito para você. Não deixe de comparar e pesquisar bastante.

Dá pra viver com o salário de meio período?


Fomos até um dos canais mais populares entre os intercambistas no Facebook para perguntar: é possível se virar com €700 por mês?

As respostas foram as mais variadas possíveis, mas a grande maioria disse que SIM, é possível – mais abaixo vamos contar mais sobre o que o pessoal nos contou. Vale lembrar aqui que não estamos falando de luxo, conforto e mordomia, mas sim ter grana para pagar as contas e no final ter uma sobra, mesmo que pequena, para se divertir.

Tudo vai depender de como você vai gerenciar a sua verba. E outro ponto que não podemos esquecer é que, apesar de aparecer nas listas de países com menor custo de vida, a Irlanda é um país caro em muitos aspectos, principalmente se comparado a outros lugares da Europa. Comer fora em restaurantes e beber todos os finais de semana nos bares são artigos de luxo para a maioria dos estudantes.

Dividir a casa com mais pessoas, o quarto, a cama, morar na sala… tudo acaba saindo mais barato. Estabelecer regras referentes às contas da casa também ajuda. Não é sempre que conforto e economia caminham juntos, mas é possível equilibrar para viver da melhor forma durante o intercâmbio.

O importante é: se você tem um objetivo, tente sempre focar no que é melhor para você. Você vai encontrar gente que trabalha mais e consequentemente gasta mais, assim como gente que tem apenas o essencial para sobreviver.

Um dos depoimentos que recebemos foi do Thiago Dutra, que mora em Dublin há quase 1 ano e trabalha as 20 horas permitidas em uma agência de empregos. Thiago fez um levantamento dos gastos fixos que tem: €337,50 de aluguel, €25 por mês de energia (uma média que pode variar), €11 de Internet, €100 de supermercado e cerca de €80 em transporte. O total é de €553,50 só de contas fixas. “Ou seja, €147 restam para sair, viajar e demais despesas que possam surgir, tendo em vista que beber por aqui não é nada barato”.

Thiago Dutra é redator publicitário e está na Irlanda a quase 1 ano

Thiago Dutra é redator publicitário e está na Irlanda há quase 1 ano. Foto: Arquivo pessoal

Thiago possui uma carreira no Brasil e disse que decidiu voltar porque considera o dinheiro que recebe muito contado. Sim, como falamos, dá para ter uma vida na Irlanda, mas sem muitas regalias.

A experiência é muito válida, mas para quem pretende construir uma carreira e uma vida na Irlanda, é preciso sair da zona de conforto e buscar por trabalhos que não sejam os chamados “subempregos”. Mas aí vem alguns empecilhos: o passaporte, a qualificação, o inglês e etc.

Depois de algum tempo, com um pouco de dedicação o inglês evolui e as oportunidades de emprego também podem ser melhores. Nada é conquistado sem o mínimo de esforço, já que você está em um país de língua estrangeira, com uma cultura totalmente diferente. Busque descobrir o que pode ser um diferencial para crescer no mercado de trabalho.

Para Gabriel Inácio, é possível viver com essa verba, mas ele conta que o salário é só para o sustento dele na Irlanda. “Como trabalho aos finais de semana, eu já não saio mais como costumava sair antes, fato que fez meus gastos caírem consideravelmente. Meu aluguel é de € 375 por mês, mais € 8 de Internet e aproximadamente € 50 de luz a cada dois meses. Pago um aluguel caro, mas esse é o preço para viver em um lugar confortável e bem localizado.

O pouco dinheiro que sobra tenho juntado para viajar. Geralmente sobra algo em torno de € 100 para o mês seguinte. Como não podemos trabalhar mais de 20 horas semanais, a ordem aqui em casa é economizar energia.” Ele também recomendou as tradicionais house parties, que são as festas em casa, com uma cervejinha mais barata que sempre conseguimos encontrar nos mercados.

Gabriel mora em Dublin a quase 1 ano e pretende ficar mais tempo. Foto: Arquivo pessoal.

Gabriel mora em Dublin há quase 1 ano e pretende ficar mais tempo. Foto: Arquivo pessoal.

Como controlar os gastos?

Antes mesmo de vir para Dublin eu já saí procurando diversas planilhas para me adaptar ao fato de viver com o dinheiro controlado, e isso deu muito certo para mim! Comecei a fazer isso já no Brasil, alguns meses antes, para ir me habituando a sempre registrar todos os gastos.

Enquanto os meus amigos gastaram os 3 mil euros nos dois primeiros meses de vida na Irlanda, eu consegui o meu primeiro emprego no 4º mês que estava em Dublin e ainda tinha mais da metade do dinheiro que havia trazido, pois sabia exatamente o quanto eu podia gastar. E no final das contas isso ajudou muito na verba que eu tive para viajar.

Um dos nossos entrevistados, Cesar Garcia, sugeriu um aplicativo para registrar tudo e não se perder com as finanças, chamado Monefy. É possível conectar o aplicativo em vários dispositivos. No caso de César, ele e a esposa instalaram no celular e todos os gastos são registrados pelos dois e atualizados em ambos os mobiles. Porém, o aplicativo só está disponível para Android.

Resumo da ópera

O E-Dublin perguntou a 30 estudantes brasileiros se é possível viver com 700 euros por mês:

20 responderam que sim, é possível se você controlar os gastos e economizar;

10 responderam que não, é preciso mais de 700 euros por mês para se manter.

Ter disciplina e segurar a onda não é fácil quando se está vivendo em um país totalmente diferente. Logo nos primeiros dias temos vontade de experimentar tudo, desde as comidas na rua, as guloseimas no supermercado até as dezenas de cervejas diferentes nos pubs (agora, falo por experiência própria!). Faça as contas e prepare sua planilha desde já, para aproveitar seu intercâmbio da melhor maneira possível e não ficar sem dinheiro antes da hora!

 


Custo de vida na Irlanda: Descubra quanto custa viver em Dublin publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Casas de câmbio vendem dólar turismo a R$ 5

Alta histórica preocupa viajantes. Moeda norte-americana atinge sua máxima com dólar turismo sendo vendido por R$ 5 em casas de câmbio do Brasil São Paulo – Apuração feita na manhã desta quinta-feira (27), apresentou mais uma alta do dólar turismo fora do comum. Desta vez com uma margem de 1,8% em relação ao dia anterior. Para compras feitas em casas de câmbio utilizando o cartão de crédito, a moeda estrangeira chegou a ser vendida a R$ 5. Esses valores foram encontrados em corretoras e casas de cambio nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, enquanto o euro […]

O post Casas de câmbio vendem dólar turismo a R$ 5 apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Casas de câmbio vendem dólar turismo a R$ 5 publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Dólar alto e viagem marcada: veja como viajar com o dólar em alta

Tem viagem com data marcada para o exterior, mas foi pego de surpresa pela alta do dólar? Veja como viajar com o dólar em alta e não desistir da viagem O sonho de conhecer um novo destino ou país deve ser muito bem planejado. Não é todo mundo que consegue pagar uma passagem para o exterior de última hora. Mas, mesmo que as passagens tenham sido baratas porque você conseguiu aquela promoção quase perfeita, as despesas não acabam por aí. Separamos algumas dicas de como viajar com o dólar em alta e seguir com os planos da viagem. Aliás, quem […]

O post Dólar alto e viagem marcada: veja como viajar com o dólar em alta apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Dólar alto e viagem marcada: veja como viajar com o dólar em alta publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Bate volta saindo de Edimburgo, na Escócia

Vai para a capital da Escócia? Conheça 3 opções de bate volta para fazer saindo de Edimburgo Edimburgo é de fato uma das cidades mais encantadoras do Reino Unido. Cheia de atrações, a capital da Escócia respira história e arquitetura, características que atraem turistas dos quatro cantos do mundo.  Se você está indo para a capital escocesa com tempo e gostaria de conhecer outros destinos interessantes do país, confira nossas dicas de viagens partindo de Edimburgo que podem ser feitas em um bate volta de 1 ou 2 dias, com dicas de atrações, restaurantes e hospedagens. Bate volta saindo de […]

O post Bate volta saindo de Edimburgo, na Escócia apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Bate volta saindo de Edimburgo, na Escócia publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Olímpia: Vale dos Dinossauros inaugura pista de corrida

Intitulada Dino Car, nova atração do Vale dos Dinossauros, em Olímpia, oferece carros personalizados e marca primeira fase da expansão do parque O Vale dos Dinossauros, em Olímpia, no interior de São Paulo, acaba de inaugurar uma nova atração voltada para os pequenos. Além de diversas réplicas em tamanho real dos lendários animais pré-históricos, agora a garotada também poderá se divertir em uma pista de corrida temática, a Dino Car. A pista conta com dez carrinhos em formato de dinossauros, os “dino carros” que chegam a atingir até 20 km/h. Os brinquedos foram importados da Ásia, assim como as estátuas […]

O post Olímpia: Vale dos Dinossauros inaugura pista de corrida apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Olímpia: Vale dos Dinossauros inaugura pista de corrida publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Coronavírus: Costa Cruzeiros amplia medidas de segurança em navios

Após novo alerta global da OMS sobre o coronavírus, Costa Cruzeiros decide estabelecer novas ações de proteção aos hóspedes e tripulantes em navios A Costa Cruzeiros decidiu ampliar o protocolo de segurança de seus navios após o alerta global declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o coronavírus. A medida foi tomada como precaução a fim de garantir a segurança de hóspedes e tripulação.  Entre as providências tomadas está a proibição de hóspedes, visitantes ou membros da tripulação que tenham viajado para a China continental, Hong Kong e Macau nos navios da empresa nos 14 dias que antecedem o […]

O post Coronavírus: Costa Cruzeiros amplia medidas de segurança em navios apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Coronavírus: Costa Cruzeiros amplia medidas de segurança em navios publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Mastercard deve criar 1.500 novas vagas de empregos em Dublin

Dublin se tornará sede da central de tecnologia da Mastercard na Europa. Para isso, a empresa de cartões de crédito deve criar 1.500 empregos nos próximos cinco anos. O novo campus da empresa será aberto em Leopardstown. A empresa está sendo apoiada pela IDA (Industrial Development Authority), agência governamental responsável por atrair investimento estrangeiro ao país.

Empresa de cartões de crédito Mastercard vai expandir sua sede na Irlanda. Foto: Pxhere

A Mastercard abriu sua filial irlandesa em 2008 com apenas 36 funcionários. Hoje são 650 e com o novo anúncio deve ultrapassar os 2.000. A empresa estadunidense afirmou que a ideia é que Dublin seja sua sede de todo o mecanismo de inovação em toda a Europa e além.

Leia também: Empregos na Irlanda para quem fala português fluente

Profissionais das áreas de tecnologia, fiquem atentos para o anúncio de vagas.


Mastercard deve criar 1.500 novas vagas de empregos em Dublin publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

McDonald’s celebra 50 anos de shake especial para o St. Patrick’s Day

O Shamrock Shake, bebida do McDonald’s criada especialmente para celebrar o St. Patrick’s Day, já está disponível nas lojas da rede na Irlanda e em outros países do mundo. São 50 anos da venda do produto, que agora ganha também versão McFlurry com biscoitos Oreo. Ambas as versões ficam disponíveis até o Dia de São Patrício, 17 de março de 2020. O Shamrock Shake foi o responsável por criar a primeira unidade do programa beneficente do restaurante.

O Shamrock Shake possui creme de baunilha misturado com o inconfundível sabor Shamrock e coberto com uma cobertura batida de menta. O novo Shamrock McFlurry, que possui pedaços de Oreo, também leva menta e chocolate.

O Shamrock Shake foi criado em 1967 por Hal Rosen, proprietário e operador do Connecticut McDonald’s, que fez o delicioso shake de menta em comemoração ao St. Patrick’s Day. Mais tarde, estreou em locais selecionados nos EUA em 1970 e foi um sucesso instantâneo.

Em 1974, as vendas do shake ajudaram a construir a primeira Casa Ronald McDonald na Filadélfia. A missão começou quando a filha de um jogador do Philadelphia Eagles estava sendo tratada de leucemia.

Leia também: Pancake Tuesday: quatro locais para degustar panquecas em Dublin

Juntamente com Hal Rosen, proprietário e operador local do McDonald’s, Ray Kroc, fundador do McDonald’s, Hospital Infantil da Filadélfia e Eagles da Filadélfia, a família arrecadou fundos suficientes com as vendas do Shamrock Shake para ajudar a abrir a primeira Ronald McDonald House como uma maneira de manter as famílias.


McDonald’s celebra 50 anos de shake especial para o St. Patrick’s Day publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Como elaborar seu currículo no “padrão europeu”?

Na Irlanda é imprescindível que o currículo seja limpo e organizado. Informações como nacionalidade, idiomas e experiência profissional no exterior são fundamentais, pois as empresas sabem que muitos candidatos têm essa vivência e buscam justamente pessoas que tenham essa bagagem cultural.

Informações como nacionalidade, idiomas e experiência profissional no exterior são fundamentais.© One Photo | Dreamstime.com

Informações como nacionalidade, idiomas e experiência profissional no exterior são fundamentais.© One Photo | Dreamstime.com

Foto e PPS não são elementos obrigatórios. Para brasileiro é muito importante colocar o tipo de visto ao lado da nacionalidade, por exemplo: “Brazilian – Stamp 4” ou “Brazilian – Italian Citizenship”.

A maioria dos europeus utiliza a plataforma Europass para criar o próprio currículo, pois o site ajuda a criar o seu resumo profissional por competência, o que acaba sendo mais prático. Como Portugal faz parte da Europa, há também uma versão portuguesa desse website. Entretanto, se você busca uma vaga de emprego num país cuja língua oficial seja a inglesa, opte pela versão em inglês.

Muito cuidado com brasileiros que cobram para ajudar nessa missão, pois muitas vezes eles têm experiência apenas no Brasil e não são realmente fluentes em inglês.

Sempre procure ajuda de profissionais na área de recrutamento aqui em Dublin, pois eles estão familiarizados com os títulos de cada tipo de vaga e também conhecem melhor o vocabulário que deverá ser utilizado. A agência de recrutamento chamada CPL possui um programa para estrangeiros, no qual eles ajudam a fazer o currículo em inglês, assim como auxiliam na preparação para uma entrevista.

Quer saber tudo sobre como fazer intercâmbio para aprender outro idioma? Participe do E-Dublin XP, o maior evento sobre a Irlanda realizado no Brasil, que acontece no dia 14 de março, das 9h às 18h, no Centro de Convenções do Senac Santo Amaro, próximo à estação Jurubatuba da Linha 9 da CPTM, na zona sul de São Paulo. As inscrições para participar estão no último lote.

Por onde começo a montar meu currículo?

O recrutador tem seis segundos aproximadamente para avaliar seu CV.© BiancoBlue | Dreamstime.com

O recrutador tem seis segundos aproximadamente para avaliar seu CV.© BiancoBlue | Dreamstime.com

São tantas exigências, mas nada de encher linguiça, vá direto ao ponto no CV. É assim que as empresas preferem, pois os recrutadores tem pouco tempo para fazer esta avaliação. Tenha palavras chaves e seja conciso nas ideias.

Sumário

O sumário, conhecido como cabeçalho do currículo,  é de extrema importância, podemos dizer que ele é a porta de entrada para a empresa te contratar. Ele é meio chatinho de se fazer, mas vamos ao ponto. Seja objetivo na informação, insira elementos  palpáveis e mensuráveis, pontue a sua situação, coisas como ter acabado de chegar no país ou ter concluído uma nova qualificação recentemente.

Sabe quantos segundos seu CV será avaliado? Seis segundos aproximadamente. Então seja enfático, objetivo e tenha clareza. São segundos cruciais, que vão fazer a diferença no seu futuro profissional.

  1. Antes mesmo de começar a digitar, tenha claro com quem você pretende se comunicar. Qual é a empresa, quais seus valores?
  2. O que você quer comunicar nessas quatro linhas?
  3. Que impressão você quer causar?

Os recrutadores simplesmente amam ler um CV onde as ideias estão listadas e estruturadas. Então, mão na massa e não economize tempo.

Cuidado com os erros: O que não fazer no seu CV

Saiba como não se sabotar ao montar o seu currículo para trabalhar na Irlanda. © Tero Vesalainen | Dreamstime.com

As empresas recrutadoras ou estabelecimentos que estão contratando mão de obra recebem diariamente dezenas de currículos. Muitos deles são descartados diretamente por não apresentarem nada atrativo ou erros que o tornam incompreensíveis, além de causarem uma má impressão. Fique atento para não cair nessa cilada:

1. Erro de inglês ou tradução literal

Muitos intercambistas recém chegados que ainda não dominam a língua nativa acabam caindo na tentação de usar os instrumentos de tradução online e confiando cegamente nos mesmos. Fica nítido quando um texto foi “copiado e colado” nesses aplicativos e quando o candidato não se esforçou ou ao menos desconfiou da coerência da tradução.

Algumas frases perdem totalmente o sentido, outras ficam “fracas” por não conseguirem transmitir exatamente o que o candidato quis dizer. Vamos exemplificar com casos comuns tirados de currículos de brasileiros aqui na Irlanda:

X Ensuring high degree of customer care.

Observação: Não se diz high degree em prestação de serviço.

X Providing good customer service.

Observação: Nessa frase, falta uma abordagem mais profissional. A melhor forma de expressar a ideia seria: Providing an outstanding customer support to over 100 customers in a daily basis within the hospitality industry. Dessa forma o recrutador consegue mensurar o volume de trabalho e experiência do candidato.

2. Diploma x Bacharel

Esse é um erro muito cultural. No Brasil estamos acostumados a descrever nossa graduação no currículo escrevendo “Diploma em…” ou “Diplomado em…”. Na Europa, quando você usa o termo diploma eles entendem que você fez um curso de apenas um ou dois anos de duração, como um curso técnico, por exemplo.

Se esse não for o seu caso e sua intenção é destacar a sua graduação em uma universidade (4 a 5 anos de duração), a forma correta de descrever no CV europeu seria “Honor Bachelor Degree”. Na Irlanda, as certificações de nível superior funcionam de uma forma um pouco diferente, por levels (níveis).

Entenda o que cada um significa para não cometer erros e ser mal interpretado no seu currículo:

  • NFQ Level 7 Ordinary Bachelor Degree: Bacharelado
  • NFQ Level 8 Higher Diploma: Diploma superior
  • NFQ Level 9 Postgraduate Diploma (Pós graduação) / Masters Degree: Mestrado
  • NFQ Level 10 Doctoral Degree: Doutorado

3. Nome do cargo ou posição

Muitas vezes o cargo que um candidato ocupava no Brasil, ao traduzir literalmente, perde a força no currículo europeu. Isso porque eles recebem outra nomenclatura por aqui e a falta de informação pode fazer com que seu perfil se torne desvalorizado.

No mercado de trabalho irlandês existem alguns títulos básicos que os recrutadores usam como palavra chave na hora de fazer a procura de currículos em sites e plataformas, o chamado “sourcing”.

Um exemplo simples: Se o candidato escreve “waiter” em vez de “customer service” o perfil dele vai deixar de aparecer na busca desses recrutadores. Os sites mais usados são o Jobs.ie, o Indeed e o Monster e eles filtram os currículos pelas keywords que neles constam. O uso de termos como “customer support”, “account manager” e “SEO” são necessários para que seu perfil não caia no esquecimento e deixe se ser encontrado.

Pesquise nas plataformas perfis de pessoas que fazem um trabalho parecido com o seu e aprenda o termos e nomenclaturas utilizadas no país para onde você está aplicando para uma vaga. Muitas vezes você é exatamente o profissional que uma empresa está buscando, mas ela nunca vai saber se você não souber mostrar isso.

4. Não explicar espaços vazios no CV

Na Europa as empresas querem entender o porquê de um candidato ter ficado um período sem ter trabalhado. Se você teve um intervalo de 5 meses, por exemplo, entre um trabalho e outro, é importante explicar o motivo. Deixar esse “gap” é um ponto negativo que desvaloriza o perfil.

Se você fez trabalhos freelancer ou realizou alguns curso de especialização durante esse período, deixe claro na hora de montar a linha do tempo no seu CV. Se você fez intercâmbio, por exemplo, e ficou 1 ano afastado do mercado de trabalho, uma boa forma de expressar isso no seu currículo é da seguinte maneira:

April 2018 – April 2019: Gap year living abroad in Ireland learning english in a full time English Course.

Hobbies/Voluntariado

Na Irlanda, o trabalho voluntário não só entra no currículo, mas como é muito bem visto.  © Igor Stevanovic | Dreamstime.com

Hobbies/voluntariado é um item importante a ser colocado no CV. No Brasil dificilmente se coloca, mas na Europa é de extrema importância mencionar. Grandes empresas amam saber que você correu uma maratona em prol de uma Organização não Governamental (ONG) ou que é faixa preta em judô. Empresas desse porte levam muito em consideração a personalidade do candidato, pois eles sempre querem uma pessoa que tenha chances de se dar bem com os colegas, pois o objetivo maior é ter times entrosados, que contribuam com o funcionamento da empresa.

A Google ama candidatos que fizeram parte do grêmio estudantil ou outras organizações do gênero. Já a empresa Adroll adora candidatos que são extrovertidos e que possuem interesse na área de Marketing. Portanto, se você tem blog ou sua própria pagina na web, trate de indicar em seu CV.

Criação do currículo a partir do job description

Adicione informações no seu currículo a partir da oportunidade que você quer conseguir.© Edgars Sermulis | Dreamstime.com

Adicione informações no seu currículo a partir da oportunidade que você quer conseguir.© Edgars Sermulis | Dreamstime.com

Nunca se esqueça de adicionar informações no seu currículo a partir da oportunidade que você quer conseguir. Se você está tentando uma oportunidade como vendedor, em inglês, sales assistant, precisa inserir suas experiências na função. Também é importante dizer se o lugar no qual trabalhava era movimentado ou não.

Se trabalhou com atendimento ao cliente, em inglês, customer service, é importante dizer quantas ligações atendia por hora, qual tipo de suporte fornecia, etc. Compensa muito colocar frases e palavras-chave da descrição do emprego em seu CV, pois os consultores de recrutamento procuram seu currículo por elas, ou seja, colocando-as, você terá mais chance de ser “achado”.

toplanguagejobs.co.uk disponibiliza empregos em toda a Europa e é o mais usado por agências de recrutamento, que costumam postar as vagas de emprego por lá. A utilização do site é gratuita.

Achievements

Aqui no mercado irlandês as empresas gostam de ver seus achievements em cada vaga que trabalhou. No final de suas skills, não deixe de mencionar uma promoção, se ganhou algum prêmio, se foi selecionado para representar a empresa em algum evento e também quantas vezes atingiu ou ultrapassou seu target.

Não se esqueça, também, de expressar a sua personalidade, destacando sempre seus pontos positivos como profissional, seus valores e motivações. Se você passou um tempo viajando fazendo intercâmbio, por exemplo, é uma boa forma de destacar suas vivências culturais e aprendizados com a experiência.

Expressões como “motivated self-start”, “able to spark interest and take initiative”, “strong work ethic and an appreciation for creative collaboration” são muito bem vistas pelos

Carta de apresentação

A carta de apresentação é para o recrutador conhecer melhor o candidato.  É aquele famoso MARKETING PESSOAL, no qual vai dizer resumidamente quem é você, com algumas qualidades, experiências e o que pode fazer de diferente.  Para algumas empresa, esta apresentação não tem relevância no Brasil, mas para outras é decisiva na contratação, na Irlanda fazer uma carta de apresentação é essencial na procura por emprego no país. Entre suas funcionalidades, além de complementar o currículo, ajuda o recrutador selecionar melhor o candidato.

Uma boa carta de apresentação vai ajudá-lo a vender os seus pontos fortes, de forma a agarrar a atenção do potencial recrutador, aumentando de forma drástica as suas hipóteses de ser selecionado.

Aproveite também para demonstrar interesse na organização à qual está se candidatando. Procure demonstrar ao recrutador o que o motiva a candidatar-se à vaga em questão e quais as suas motivações. Um candidato motivado e entusiasmado vai, certamente, captar a atenção.

Outro fator importante é deixá-la básica e sem muitas especificações, pois, às vezes, empresas têm diferentes vagas para as quais você poderia aplicar e, só pelo fato de você ter colocado o nome daquela vaga específica, as suas chances são diminuídas. O ideal é sempre inserir o interesse na área e não na posição.

Dicas para a carta de apresentação:

  • Seja breve na apresentação, para não perder o foco;
  • Não escrever nada de negativo;
  • Coloque suas habilidades e projetos, para mostrar sua iniciativa;
  • Trabalhos voluntários;

Se foi indicado por alguém na vaga, mencionar no começo dela, “conforme indicação do fulano de tal.” Ah! Outra dica: Uma boa forma de começar a sua cover letter é escrevendo “To whom it may concern”, pois você nunca sabe quem vai ler o arquivo e dessa forma você não comete um erro de direcionamento.

Aumente suas chances de contratação

Cuidado com os erros em inglês na hora de fazer o currículo. © One Photo | Dreamstime.com

Cuidado com os erros em inglês na hora de fazer o currículo. © One Photo | Dreamstime.com

Fazer um currículo é algo desafiador, isso é verdade! são tantos cuidados a serem tomados. Então é melhor tomar nota de tudo, pois um simples erro, é capaz de te deixar desempregado por meses ou até anos. Sabe aquela tradução feita online, que você copia e cola, pois é..você acha que não, mas fica nítido quando a tradução foi realizada no Google, ao menos, ter o cuidado de se certificar se o resultado é coerente com o que se pretendia expor.

Outro cuidado essencial no CV, é ver como é que escreve a profissão que você tinha no Brasil, pois poderá mudar muito quando comparamos ao mercado da Irlanda. A nacionalidade é algo que tem que ser priorizado, pois muitas empresas na Irlanda prestam serviços exclusivamente para alguns países, inclusive o Brasil, o que significa dizer que ser um nativo do país aumenta as chances de ser contratado. Portanto, nunca se esqueça de incluir sua nacionalidade logo no início do CV, na parte superior.

LinkedIn: como montar o perfil perfeito

O LinkedIn é uma ferramenta essencial para ser visto por recrutadores não só na Irlanda, mas em toda Europa. Muitas vezes o profissional brasileiro chega na Ilha sem nem ter um perfil na rede social, isso porque o processo de recrutamento brasileiro é um pouco diferente do estilo europeu.

Para se ter uma ideia, atualmente, algumas empresas usam mais o LinkedIn do que sites de empregos. Isso ocorre por diversas razões, por exemplo, o fato de essa rede apresentar os melhores perfis de trabalhadores.

Na hora de montar o seu perfil, use o título de sua página para difundir seu trabalho ideal, não precisa ser um cargo. Você pode dizer que está à procura de novas oportunidades: “Looking for opportunities in Dublin”. Estudantes também podem promover como uma manchete do que querem fazer após a graduação: “XYZ Univeristy student & aspiring public relations associate”.

Tenha em mente que o LinkedIn é mais do que um CV. Portanto, você pode contar sua história e ser criativo. É importante ser ativo na plataforma, criando conexões e produzindo conteúdo relevante para não ser apenas “mais um”. Não se esqueça de colocar por que você está na Irlanda e quais são suas expectativas e conquistas aqui. Exemplo:

“I relocated to Ireland in 2018 to improve my Business English and I am actively looking for opportunities within the Customer Service field”.

Use palavras-chaves e frases que recrutadores podem usar para achar seu perfil. Aquela parte lá em baixo no seu perfil chamada “Skills & Endorsements” (Competências e recomendações) pode ajudar a ter uma melhor ideia de keywords.

Também peça para que seu ex-gerente ou um professor escrevam uma recomendação sua pelo LinkedIn. Solicite que eles coloquem qualidades e skills específicos para seus goals.

Dê uma olhada no perfil de irlandeses que fazem o mesmo trabalho que você. Com certeza, poderá se inspirar e usar algumas frases em inglês que estão perfeitamente escritas. Também peça conselhos para algum amigo, chefe ou pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho de seu interesse. Pergunte para outros se eles entendem quais são seus objetivos vendo seu perfil ou se está muito vago.

Onde procurar emprego

Saiba como e onde procurar um emprego aqui na Irlanda.  © Andrey Popov | Dreamstime.com

Depois de montar o seu currículo vem a dúvida: qual o melhor método para procurar emprego na Irlanda. Vale entregar currículos pessoalmente em estabelecimentos com ou sem anúncios de vagas, criar o próprio Networking, disponibilizar-se para um trabalho voluntário ou se candidatar a estágios não remunerados, uma vez que estes dois últimos agregam bastante valor ao currículo do candidato.

Outra possibilidade é buscar as ofertas no próprio site das empresas ou em sites de recrutamento. Os mais utilizados na Ilha, são:

A dica é explorar bastantes os sites e conhecer as empresas para onde você está aplicando para aumentar as suas chances. Os processos seletivos na Irlanda costumam ser longos e em várias etapas. Se prepare bem!

E os chamados “subempregos”?

Um médico, advogado ou publicitário que decidiu fazer intercâmbio para aprender inglês do zero ou desenvolver as habilidades previamente adquiridas, certamente, não poderá exercer as suas qualificações no país de acolhida, justamente pela falta de fluência. A competição com os nativos é acirrada e não há tanto espaço para quem não domina totalmente o idioma.

Esse profissional precisará, portanto, recorrer a um trabalho inferior ao que está qualificado a exercer, se quiser ter um dindim extra para pagar as contas que, diga-se de passagem, não são nada baixas na Europa.

Vale ressaltar, ainda, que as próprias condições do visto de estudante (Stamp 2) já pré-seleciona o intercambista para o subemprego. Com a autorização de trabalho de apenas 20h semanais, as possibilidades de esse profissional conseguir um trabalho na área são mais limitadas, já que os empregadores procuram profissionais que possam trabalhar full-time.

Ajudante de cozinha, camareira, babá, faxineiro e entregador de comida são algumas das funções comuns e necessárias não só na Irlanda, mas em qualquer lugar do mundo. Devemos reforçar que assumir esses cargos não é motivo para se sentir inferiorizado e, além disso, o salário mínimo na Irlanda é um dos mais altos da Europa (10,10 euros pagos por hora, dados de 2020). Conheça um pouco mais sobre eles:

Cleaner

Cleaner ou faxineiro é um dos trabalhos mais comuns entre os estrangeiros intercambistas em Dublin. © Oleg Dudko | Dreamstime.com.

Esse é o trabalho de faxineiro ou diarista no Brasil. Um dos mais populares entre os estudantes de línguas na Irlanda, principalmente por aqueles que ainda possuem um nível bem básico de inglês. Querendo ou não, é com ele que grande parte dos intercambistas se vira até conseguir um trabalho mais estável.

É informal, não requer qualquer tipo de recolhimento de taxas por parte do governo e, em alguns casos, os clientes pagam além do salário mínimo. A hora pode chegar até 14 euros e, além disso, você ainda faz o seu próprio horário, sem depender de escalas.

Uma boa forma de encontrar empregos de cleaner é nos grupos de brasileiros no Facebook, onde muitas vezes os próprios brasileiros repassam jobs e procuram outras pessoas para cobrir.

Além disso, alguns aplicativos como o Helpling te ajudam a encontrar trabalhos como faxineiro aqui na Irlanda. Você monta o seu perfil no app, fornece os seus dados e preferências e os clientes entram em contato com você. A partir daí você pode até conquistar clientes fixos e montar sua própria escala.

Kitchen Porter

O Kitchen Porter, conhecido como KP, é um dos trabalhos mais importantes na cozinha e extremamente popular entre intercambistas em Dublin. © Wavebreakmedia Ltd | Dreamstime.com

Os brasileiros que chegam à Irlanda para o intercâmbio logo descobrem a função do famoso “KP”, uma atividade que envolve prioritariamente a lavagem de louças em restaurantes — um trabalho pesado e que, geralmente, envolve a utilização de uma máquina industrial de grande porte. Por conta disso, é muito comum ver os anúncios de vaga para kitchen porter serem direcionados apenas para homens, devido a demanda física do trabalho.

A boa notícia é que, depois dessa experiência trabalhando na cozinha, muitos brasileiros desenvolvem interesse em cozinhar e, inclusive, acabam se tornando chefs de cozinha e descolando até um visto de trabalho. Escuta só esse e-dublincast onde falamos sobre a profissão de chef de cozinha na Irlanda:

Babá

AuPair, atividade muito popular nos Estados Unidos, não é uma profissão reconhecida aqui. Para quem não conhece o termo, AuPair é a babá que mora na casa da família. Aqui na Irlanda, não é possível se inscrever em algum programa e contar com o apoio de uma agência caso algo dê errado. Por esse motivo, não existem regras.

As famílias, no entanto, parecem preferir meninas que tenham entre 20 e 30 anos. A maioria não exige experiência anterior, a não ser no caso de recém-nascidos, e nem algum tipo de documentação/certificação especial (enfermagem, por exemplo). A carteira de habilitação também não é obrigatória, mas pode ser diferencial, pois alguns deles pedem pra você buscar as crianças na escola, por exemplo.

Muita gente trabalha como aupair durante o intercâmbio para ajudar nos custos do mês. No entanto, é necessário ter em mente algumas coisas para não se frustrar na hora de trabalhar como babá na Irlanda. Afinal, por não ser uma profissão regulamentada, a babá pode ser “obrigada” a realizar outras atividades na casa da família, como faxina. Outros problemas envolvem os baixos salários, falta de privacidade para as meninas que moram na casa da família e, até, assédio.

Por outro lado, muitas jovens estrangeiras trabalham como babá aqui na Ilha, sem morar na casa da família, apenas buscando na escola, levando para as atividades extra-curriculares, fazendo o almoço ou o lanche das crianças e as entretendo até os pais chegarem do trabalho. Elas são chamadas childminders. Além disso, as creches e “afterschool” também são serviços bem comuns e vastamente utilizados pelos papais irlandeses. Se você já é da área da educação ou da saúde no Brasil, vale a pena tentar uma vaga nesses espaços.

Cafés e restaurantes

Restaurantes, cafés e lanchonetes oferecem diferentes funções e, consequentemente, vagas de trabalho.  © Lightfieldstudiosprod | Dreamstime.com

Dublin tem se tornado uma capital gastronômica, com uma enorme variedade de cafés e restaurantes, que vêm atraindo cada vez mais a atenção do público. Como o movimento desses estabelecimentos também cresce muito durante o verão, esse é o momento para se buscar uma vaga nesse setor.

Barista (quem faz os cafés), waiter/waitress (garçom/garçonete), floor staff (quem recolhe copos e limpa das mesas), cashier (caixa), waiting staff (recepcionista) e os próprios cleaners, são algumas das funções necessárias para o bom funcionamento de um estabelecimento do setor alimentício.

Por esse motivo, sempre vai haver rotatividade e novas vagas surgindo nesse segmento. Vale avisar que muitas vezes, alguns cafés e franquias exigem que o candidato apresente experiência prévia ou algum curso específico, como o de Barista, onde você aprende a usar as máquinas de café.

Uma das grandes vantagens de trabalhar em restaurantes é a gorjeta, as famosas tips. Há muitos relatos de intercambistas que conseguem pagar a maior parte das contas mensais apenas com as gorjetas dos clientes.

Lojas

Saiba como procurar uma vaga para trabalhar como assistente de vendas em lojas.  © Photographerlondon | Dreamstime.com

Esse setor se prepara para um aumento no fluxo de clientes em períodos como verão e Natal. Assim, para atender a demanda, muitas possuem vagas abertas para a contratação de funcionários temporários para trabalhar meio período ou, até, integral.

Portanto, se essa é a sua área de interesse, vale ficar atento aos sites de grandes marcas, já que essas geralmente realizam o recrutamento online. Também não deixe de visitar as ruas de comércio e shopping centers para entregar o seu currículo em mãos, principalmente aquelas que tiverem uma plaquinha dizendo que precisam de sales assistant, shop assistant ou salesperson.

Hotelaria

O trabalho de housekeeper, camareira, é bastante comum para meninas intercambistas em Dublin.  © Katarzyna Bialasiewicz | Dreamstime.com

Com o aumento do fluxo de turistas em hotéis e hospedarias nas principais cidades do país, consequentemente esses locais precisam de mais funcionários para as áreas de atendimento ao cliente, como recepcionista, camareiro, garçons, entre outras atividades.

Quem quiser exercer a função de camareiro, muitas vezes deve fazer um curso preparatório para a atividade, chamado Housekeeping. Vale avisar, também, que essa atividade é, na maioria das vezes, realizada por mulheres. Além disso, tem a fama de ser um trabalho extremamente braçal e cansativo, é preciso estar preparado.

Pubs

Saiba quais são as principais funções requisitadas em um pub.  © Serhii Bobyk | Dreamstime.com

A procura por bartenders também cresce bastante nessa época do ano. Além disso, muitos pubs têm vagas abertas para a posição de floor staff, que, como contamos ali em cima, consiste basicamente em recolher copos e manter o ambiente organizado.

A melhor maneira de se candidatar para essas vagas é comparecer pessoalmente aos bares e pubs com seu currículo para verificar se estão contratando. A rotatividade também costuma ser bem alta, o que faz com que as vagas sempre pipoquem por aí, principalmente nos finais de semana, quando os pubs ficam mais busy.

Foi chamado para uma entrevista? Saiba o que fazer

A primeira coisa que você deve fazer é ler o “job description” de cabo a rabo para entender sobre a vaga. Se possível, pesquise sobre a empresa em questão e conheça os valores e requisitos que eles costumam esperar da equipe.

Em todas as entrevistas, você vai se deparar com estas três perguntinhas básicas:

1- Tell me about your experience / Go through your CV

2- Tell me what you know about the company

3- Tell me what you know about the position

As entrevistas aqui na Irlanda são, geralmente, do tipo “competency based questions”. O que isso significa? O recrutador ou funcionário vai fazer perguntas com o objetivo de avaliar o comportamento do candidato, assim como as capacidades e experiências. A intenção é prever futuros comportamentos a partir de ações já tomadas em situações vividas. As questões são planejadas de modo a serem obtidas respostas que contenham “contexto, ação e resultado”.

Dessa maneira, respostas que deixem a desejar nesses quesitos são consideradas vagas e imprecisas. Essas perguntas começam, geralmente, com “Tell me about a time when you….”, “Have you ever encountered a time when…”, “How would you solve it?” ou ainda “Explain how you….”

Você pode achar exemplos na internet ao pesquisar no Google as seguintes palavras: “example of competency based questions”.

Não prolongue o final das respostas, seja curto e direto. Tentar se estender pode fazer com que você se enrole e arruíne o que estava fluindo perfeitamente bem. Se o recrutador sentir necessidade de mais informação, ele não hesitará em fazer mais perguntas.

Sempre treine no espelho ou com um amigo, pois o importante é você repetir as respostas em inglês até elas saírem de forma quase que automática para que você não engasgue na hora “H”. Entrevistas são sempre estressantes, não tem como fugir. Mas quando se está bem preparado, tudo fica mais fácil.

Aviso: muitas vezes o primeiro contato do recrutador com o candidato ou a própria entrevista de emprego pode acontecer por telefone. Pode bater um desespero, principalmente para aqueles que não dominam o inglês ainda, então é preciso se preparar bem para se expressar bem e não cometer gafes. Dá uma olhada nesse vídeo atualizado do E-Dublin, onde o Edu  mostra na prática como é feita uma entrevista de emprego em inglês na Irlanda:


Como elaborar seu currículo no “padrão europeu”? publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Melhores hotéis para se hospedar em Bratislava

Não sabe onde se hospedar em Bratislava? Confira os melhores bairros da capital da Eslováquia e confira nossas dicas de hotéis, pousadas e hostels Charmosa e aconchegante, a cidade de Bratislava é uma das capitais mais calmas dos países que englobam o Leste Europeu. O destino é um dos pontos de parada frequente dos viajantes que viajam entre a República Tcheca, Hungria e Áustria, e possui ótimas opções de hotéis espalhados em seu centro histórico e entornos. O melhor local para se hospedar é certamente na área cercada pela antiga muralha que protegia a cidade. Essa é a região onde […]

O post Melhores hotéis para se hospedar em Bratislava apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Melhores hotéis para se hospedar em Bratislava publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Roteiro de 3 dias em Edimburgo com Highlands e Lago Ness

Confira um roteiro de 3 em Edimburgo, Highlands e Lago Ness, passando pelas atrações turísticas imperdíveis da Escócia Terra de castelos, paisagens estonteantes e claro, da bebida mais famosa do Reino Unido – o Whisky, a Escócia tem cidades belíssimas e repleta de história. O país já serviu cenário para diversos filmes, entre eles Harry Potter, Coração Valente e para a animação Valente, da Disney, e tem que na capital compacta que pode ser conferida em poucos dias.  Edimburgo, a capital do país, é a cidade mais visitada e também serve como base para explorar outros destinos famosos, como Glasgow, […]

O post Roteiro de 3 dias em Edimburgo com Highlands e Lago Ness apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Roteiro de 3 dias em Edimburgo com Highlands e Lago Ness publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

São Paulo recebe exposição imersiva sobre arte japonesa

Gratuita, a exposição imersiva sobre arte japonesa na Japan House apresenta incríveis projeções de cerejeiras e lanternas flutuantes Pronto para fazer uma viagem imersiva até o Japão? É isso que a exposição “Japão em Sonhos“, na Japan House, em São Paulo, até o dia 26 de abril, proporciona aos visitantes. Com enormes projeções, a mostra é capaz de levar o visitante a uma incrível experiência sensorial pela arte japonesa – e tudo isso de graça. A instalação, que ocupa atualmente o térreo do centro cultural localizado na Avenida Paulista, apresenta uma sequência de imagens acompanhadas por uma trilha sonora especial. […]

O post São Paulo recebe exposição imersiva sobre arte japonesa apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


São Paulo recebe exposição imersiva sobre arte japonesa publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Universal lança promoção de ingressos para parques com dois dias grátis

Com promoção, turistas que comprarem ingressos do tipo 2-Park 2-Day Park-to-Park ganharão mais dois dias adicionais gratuitos para curtir os parques Universal  Quem está programando uma viagem ao Universal Orlando Resort, agora pode contar com uma promoção exclusiva para residentes da América Latina. Isso porque os turistas que adquirirem ingressos do tipo 2-Park 2-Day Park-to-Park ganharão mais dois dias adicionais gratuitos para curtir os parques Universal Studios Florida e o Universal’s Islands of Adventure. Além disso, por mais 40 dólares os visitantes podem, ainda, adicionar no pacote o parque aquático temático Universal’s Volcano Bay. No total, quem aderir à promoção […]

O post Universal lança promoção de ingressos para parques com dois dias grátis apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Universal lança promoção de ingressos para parques com dois dias grátis publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Conheça o incrível Parque Jurássico de Querulpa, no Peru

O Parque Jurássico de Querulpa, no Peru, conta com mais de 70 pegadas de dinossauros reais, além de representações gigantescas dos lendários animais pré-históricos Se Jurassic Park é um dos seus filmes preferidos, você precisa visitar o Peru o quanto antes. Isso porque no distrito de Aplao, na província de Castilla, em Arequipa, existe um incrível parque jurássico que faz com que os visitantes voltem milhões de anos no tempo. O Parque Jurássico de Querulpa conta com cerca de 70 pegadas de dinossauros reais, como também representações gigantescas desses animais. Além disso, a paisagem árida da região colabora para que a atmosfera paleontológica […]

O post Conheça o incrível Parque Jurássico de Querulpa, no Peru apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Conheça o incrível Parque Jurássico de Querulpa, no Peru publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

5 motivos para comemorar seu aniversário viajando

Em dúvida sobre o que fazer no seu aniversário? Que tal comemorar viajando? Separamos 5 bons motivos para fazer as malas já. Poucas coisas são tão especiais quanto celebrar a passagem do tempo. É por isso que aniversários são marcos importantíssimos em nossas vidas que merecem uma atenção especial. No entanto, muito além de festas e celebrações comuns, você já pensou em comemorar mais uma primavera realizando uma viagem dos sonhos? Comemorar seu aniversário viajando, independente do destino, é fazer dele uma experiência que durará para sempre. É aprender, conhecer coisas novas e ter contato com outras culturas. Duvida? Separamos […]

O post 5 motivos para comemorar seu aniversário viajando apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


5 motivos para comemorar seu aniversário viajando publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Roteiro Harry Potter em Edimburgo, na Escócia

Roteiro Harry Potter em Edimburgo – A escritora J.K Rowling teve a cidade de Edimburgo como inspiração para escrever o universo mágico de Harry Potter Você sabia que o centro medieval da cidade de Edimburgo serviu de inspiração para J.K Rowling iniciar os livros da saga Harry Potter?  Após terminar um relacionamento abusivo em Portugal, a escritora decidiu se mudar para a capital da Escócia, para se dedicar no primeiro livro da saga.  Edimburgo possui muitos locais que inspiraram tanto na criação dos personagens, quanto dos cenários retratados no livro. Após o sucesso do livro e dos filmes, muitos turistas […]

O post Roteiro Harry Potter em Edimburgo, na Escócia apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Roteiro Harry Potter em Edimburgo, na Escócia publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Roteiro em Edimburgo e Glasgow – Atrações e Dicas

Confira um roteiro pela Escócia passando por Edimburgo e Glasgow, as principais cidades do país As duas maiores cidades da Escócia estão relativamente próximas e podem ser conhecidas na mesma viagem sem perder muito tempo do seu roteiro.  A capital Edimburgo e Glasgow, a maior cidade do país, estão a apenas 1h30 de distância e são conectadas por um impecável sistema de trem e diversas companhias de ônibus. Outra opção que pode ser mais acessível é alugar um carro e ter mais autonomia para fazer seu roteiro. Confira a arquitetura fascinante do centro histórico de Edimburgo e seus prédios medievais, […]

O post Roteiro em Edimburgo e Glasgow – Atrações e Dicas apareceu primeiro em Guia Viajar Melhor - Viagens no Brasil e no Mundo.


Roteiro em Edimburgo e Glasgow – Atrações e Dicas publicado primeiro em https://www.guiaviajarmelhor.com.br

Filme brasileiro A Vida Invisível integra Dublin Film Festival

A edição 2020 do Dublin Film Festival terá dois filmes brasileiros concorrendo. Além de Bacurau, já anunciado aqui no E-Dublin, A Vida Invisível (ou The Invisible Life of Eurídice Gusmão, título em inglês), será exibido em 8 de março, no Light House Cinema. O longa tem no elenco a atriz Fernanda Montenegro. Os ingressos estão à venda. Bacurau, que será exibido com a presença do diretor Kleber Mendonça, no dia 4 de março, está com lotação esgotada.

A Vida Invisível se passe no Rio de Janeiro de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).

Leia também: Filme brasileiro Bacurau é indicado ao Dublin Film Festival

O longa, dirigido por Karim Aïnouz, é uma parceria entre Alemanha e Brasil e foi selecionado como representante do Brasil como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020, mas acabou ficando fora da lista de selecionados. Em Cannes, venceu a Un Certain Regard, mostra paralela do festival.

Os interessados em assistir ao longa podem comprar os tickets online.

Realizado todo mês de fevereiro, o Dublin International Film Festival é um dos eventos mais emblemáticos do calendário cultural da Irlanda. O programa evoluiu ao longo dos anos, mas cada Festival tem a garantia de oferecer uma mistura de todo o mundo, com muitas exibições acompanhadas por cineastas e estrelas.


Filme brasileiro A Vida Invisível integra Dublin Film Festival publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Irlanda é segundo país mais caro da UE

Os preços no mercado irlandês figuram na segunda posição entre os países da União Europeia. O Measuring Ireland’s Progress, publicado pelo CSO (Central Statistics Office) da Irlanda, mostra que os valores pagos pelos consumidores na ilha são 27,3% acima da média da UE, tornando-nos os mais caros depois da Dinamarca. O relatório traz ainda dados específicos sobre outros assuntos.

Segundo estatística do CSO, irlandeses gastam 27% a mais do que a média da União Europeia. Foto: Christian Dubovan on Unsplash

Leia também: Mulheres enfrentam desigualdade de gênero no mercado de trabalho irlandês

Por outro lado, os preços na Irlanda aumentaram apenas 0,8% desde 2014, a segunda menor taxa de aumento na UE, segundo o relatório. Já os gastos “per capita” em saúde pública subiram de 2.870 euros para 3.232 euros por ano, entre 2007 e 2017, um aumento de 12,6%.

O relatório mostra que a economia irlandesa cresceu mais rápido que o resto da UE. A produtividade da força de trabalho na Irlanda é quase 20% superior à média da UE.

Outros dados do Measuring Ireland’s Progress

Além da base econômica e de trabalho, o CSO apresentou outros dados que mostram uma “fotografia” da Irlanda em números.

A Irlanda tem a maior proporção em toda a UE de graduados nas chamadas disciplinas STEM (Science, technology, engineering, and mathematics).

A Irlanda tem a maior proporção de jovens na Europa e a segunda menor proporção de pessoas com mais de 65 anos. Mas o número de pessoas nesta faixa etária cresceu quase 40%, um pouco mais de 197.000 na última década.


Irlanda é segundo país mais caro da UE publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/