terça-feira, 14 de abril de 2020

A literatura do escritor irlandês Oscar Wilde

Ao passear pelas ruas de Dublin, uma coisa torna-se bem clara: a riqueza histórica da cidade é tamanha que é impossível não parar para observar seus monumentos. E, se tem algo que os irlandeses fazem questão de valorizar, é a sua cultura e os seus personagens.

No famoso parque Merrion Square, localizado bem no centro de Dublin, foi onde cresceu Oscar Wilde, um nome do qual a Irlanda tem orgulho. Consagrado no final do século 19 como um dos maiores literários e dramaturgos que já existiram, Wilde é autor de “O Retrato de Dorian Gray”, considerada uma obra-prima da literatura inglesa. Não conhece a trajetória do escritor pelas terras irlandesas? Então, senta que lá vem história.

Oscar Wilde

Em Dublin, uma estátua no parque Merrion Square homenageia o autor.

A “Casa número 1”

A “Casa Número 1 da Merrion Square”, como é conhecida a residência hoje em dia, recebeu, no outono de 1855, o Dr. William Robert Wills Wilde (que foi um dos maiores médicos irlandeses, formado no Royal College of Surgeons, que existe até hoje!) e Lady Wilde, uma nacionalista e feminista implacável, que adotou o pseudônimo de “Speranza” para poder publicar livremente seus escritos. Eles precisavam de um novo endereço que fosse bem localizado para criar seu filho, Oscar Wilde, e para que o Dr. William pudesse atender mais pacientes.

Wilde vivenciou algumas tragédias nesse lugar já nos primeiros anos de sua infância. É importante lembrar que a Irlanda passava por um período turbulento de sua história, pois ainda era colônia do Reino Unido, e seu pai se endividava cada vez mais. Em 1867, sua irmã Isolda, de apenas 10 anos, morreu.

Em 1871, as duas filhas ilegítimas de Sir William — Emily e Mary — foram queimadas até morte quando seus vestidos de crinolina pegaram fogo. Então, veio uma alegação de estupro por um paciente com quem Sir William tinha se envolvido romanticamente. Não restando nada mais, sua mãe mudou-se para Londres.

Oscar Wilde, um estudante da Trinity College

A inteligência de Oscar Wilde foi impulsionada por alguns dos melhores colégios irlandeses. O escritor estudou na Portora Royal School, de Enniskillen, na Irlanda do Norte, mas foi na Trinity College, de Dublin, onde se sobressaiu como latinista e helenista. Sua passagem por uma das mais famosas universidades da Irlanda foi marcante. Tanto que existe, há mais de 20 anos, o Centro Trinity Oscar Wilde de Escrita Irlandesa, centro de ensino e pesquisa do antigo na escrita criativa.

Oscar ganhou uma bolsa de estudos para o Magdalen College de Oxford, na Inglatrra, onde se formou e ganhou prêmios. Posteriormente, foi convidado a ir aos Estados Unidos para dar palestras.

Oscar Wilde

Estátua de Oscar Wilde no Madame Tussauds, em Londres.

A prisão de Oscar Wilde

Hoje considerado uma figura LGBTQ da história da literatura, Wilde precisou esconder sua homossexualidade. De volta à Inglaterra, casou-se com Constance Lloyd, com quem teve dois filhos, o que o motivou a escrever contos como “O Príncipe Feliz”, “Gigante Egoísta” e “O Rouxinol e a Rosa”.

Oscar também se envolveu romanticamente com alguns lordes da época. Foi acusado e preso em 1895 por cometer “atos imorais com rapazes”.  Isso definitivamente o arruinou. Porém, a arte e o amor o ajudaram durante o período dentro da prisão. Esse momento resultou nas seguintes obras: “De Profundis”, “A Alma do Homem sob o Socialismo” e a célebre “Balada do Cárcere de Reading”.

Libertado em 1897, Wilde mudou-se para Paris e passou a viver sob o pseudônimo de Sebastian Melmoth. Em 1900, sofrendo de violento ataque de meningite, Oscar não resistiu e faleceu aos 46 anos de idade.

As marcas de Oscar Wilde na Irlanda

Atualmente, onde era sua antiga casa, funciona o American College Dublin, onde são ministrados cursos ligados à escrita e criatividade. Já imaginou estudar na casa onde viveu um dos maiores autores do mundo? Essa é a magia da Irlanda. Foi também uma maneira de preservar a memória do autor.

Em 2007, foram desativadas as visitas internas ao monumento, mas ainda é possível ver de perto o lugar onde cresceu esse personagem e, literalmente, dar vida a algo que você só leu em livros.

Uma boa pedida é visitar o parque Merrion Square, o qual tem uma estátua em homenagem ao autor, posicionada do outro lado da rua, ou seja, ele está sempre olhando em direção à sua própria casa. Também vale a visita ao Dublin Writers Museum, que fica ao lado do Garden of Remembrance, na Parnell Square, localizado em Dublin 1.

Existe ainda um “walking tour” que percorre os principais pontos de Dublin para conhecer a história de Oscar Wilde.

Ah, e se você quiser treinar seu inglês com as obras de Wilde, é possível ler online e gratuitamente no site da Project Gutenberg.


A literatura do escritor irlandês Oscar Wilde publicado primeiro em https://www.e-dublin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário